foto: reprodução
foto: reprodução

O elefante-marinho Fred, após passar por tratamento, foi solto na segunda -feira (12), em Guriri, São Mateus, no Norte do Espírito Santo. O animal foi resgatado no dia 25 de janeiro deste ano muito magro e com a saúde debilitada. Veja o vídeo da soltura abaixo.

Durante o tratamento por biólogos e veterinários o animal recebeu medicamentos, ingeriu entre 20 e 30 kg de peixe por dia, até recuperar a sua forma original. O animal foi mantido em Guriri em uma base do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras, executado pela empresa Scitech, com apoio do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM).

Antes de ser solto, Fred precisou ser aprovado em vários exames, que comprovassem sua saúde e a ausência dos principais agentes infecciosos que podem acometer sua espécie. 

A operação de soltura foi realizada em parceria com o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) da FURG-RS, o Instituto baleia Jubarte (IBJ), que é o representante da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Sudeste (Remase) no litoral norte capixaba.

Caso seja visto em alguma praia, Fred poderá ser identificado com mais facilidade pelos pesquisadores por apresentar brincos com numeração nas nadadeiras posteriores e um chip sob sua pele. O animal está também equipado com uma antena que permitirá acompanhar seu deslocamento via satélite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *