Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Efluentes da Vale que atingiram Praia Mole não foram tratados, segundo Iema

Foto: Divulgação Iema
Foto: Divulgação Iema

Os efluentes lançados pela empresa Vale, em Praia Mole, no dia 01 deste mês não teria passado pelo devido tratamento, segundo análise divulgada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), nesta quarta-feira (20).
De acordo com o órgão, a empresa não efetuou o tratamento conforme discriminado na condicionante ambiental 09/2002, descumprindo os padrões de sólidos em suspensão total, como definido na resolução do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) 02/91.

Ainda segundo o Iema, a análise ainda indicou a presença de alumínio, ferro, manganês, zinco, cromo e fluoreto. No entanto, a quantidade do material estaria de acordo com os padrões de lançamento na resolução COMDEMA 02/91 e CONAMA 430/2011.

O lançamento desses efluentes no mar atingiu a água, o solo e a biota marinha (fauna e flora), devido ao aumento da turbidez e sólidos suspensos na coluna d’água. O Iema alerta que o aumento da turbidez da água pode afetar a distribuição de espécies, o comportamento, a alimentação, a reprodução e a sobrevivência da biota aquática.
Segundo o instituto, a multa aplicada a Vale é de R$1.620.000,00, e a empresa será notificada.

Por meio de nota, a Vale informou que ainda não foi notificada. A empresa reforça que realizou análises físico-químicas do material e todas as amostras estão dentro dos parâmetros técnicos definidos no licenciamento. O relatório foi encaminhado ao Iema, conforme prevê o procedimento.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. MPF vai determinar à poluidora VALE a contratação da UFES e FURG para fazer o levantamento dos impactos ambientais do CRIME AMBIENTAL DE 1º DE DEZEMBRO DE 2017?

    MPF, MPES , SEAMA & IEMA
    A VALE INFORMOU A SOCIEDADE NO DIA 1º DE DEZEMBRO DE 2017
    “IMPORTANTE: Em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, houve lançamento de efluente da Estação de Tratamento próxima ao terminal de Praia Mole, Vitória, na tarde desta sexta (1). Cabe ressaltar que este procedimento é previsto junto aos órgãos ambientais em situações de chuva extrema, que o material é inerte e já havia passado pelo sistema de tratamento, sendo lançado por um ponto licenciado pelo órgão ambiental e monitorado constantemente pela Vale.
    Dezenove dias após o vazamento de efluentes da mineradora Vale no terminal de Praia Mole, na Serra, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou nesta quarta-feira (20) o relatório da análise do material lançado no mar.
    De acordo com o laudo, foi possível identificar que a empresa não efetuou o tratamento dos efluentes conforme prevê a legislação ambiental. Ainda segundo o IEMA, a análise indicou a presença de alumínio, ferro, manganês, zinco, cromo e fluoreto no material lançado no mar.
    O lançamento desses efluentes no mar atingiu a água, o solo e a biota marinha (fauna e flora), devido ao aumento da turbidez e sólidos suspensos na coluna d’água. De acordo com o Instituto, o aumento da turbidez da água pode afetar a distribuição de espécies, o comportamento, a alimentação, a reprodução e a sobrevivência da biota aquática.
    UMA EMPRESA QUE FALTA COM A VERDADE DESCARADAMENTE NAS INFORMAÇÕES OFICIAIS PARA A SOCIEDADE E PARA OS ÓRGÃO PUBLICOS, NÃO MERECE SER TRATADA COMO PARCEIRA E MUITO MENOS A CONSIDERAÇÃO PARA ASSINATURA DE TCAP, TCA e etc..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas