Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Edital da Sesa é suspenso pelo poder Judiciário

A Vara da Fazenda Pública Estadual, Registros Públicos e Meio Ambiente de Vila Velha determinou, em tutela de urgência, que o Estado do Espírito Santo suspenda, imediatamente, a abertura das propostas relacionados ao Edital n° 001/2017, da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, publicado no Diário Oficial de 13 de março de 2017, até decisão seguinte, sob pena de multa diária de R$ 3 mil, em princípio, até o prazo máximo de 30 dias.

O edital destina-se à formação de cadastro de reserva (CR) para contratação em regime de designação temporária para atender às necessidades de excepcional interesse público da secretaria, nas unidades pertencentes à rede em todo o Estado.

De acordo com o processo, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) argumenta que, ao elaborar o edital que promove a convocação de organizações sociais interessadas em promover a gestão do Hospital HIMABA, o Estado ignorou as diretrizes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os contratos a serem firmados entre a Administração Pública e as organizações sociais.

De acordo com o juiz Aldary Nunes Junior, titular da Vara da Fazenda Pública Estadual, Registros Públicos e Meio Ambiente de Vila Velha, o Edital que tem por função selecionar a melhor proposta técnica e financeira para a gestão do hospital, fere princípios da Constituição Federal e artigos da Lei de Licitações Públicas.

“Portanto, não restam dúvidas quanto à imposição das regras de direito público, ainda que de forma equalizada, o que supostamente não foi contemplado pelo edital em análise”, destacou o magistrado.

Além disso, o juiz ressalta que há perigo de dano ou riso ao resultado útil do processo, já que o edital foi publicado em 13 de março de 2017 e um de seus itens, prevê que as propostas recebidas serão abertas, 31 dias depois, o que ocorreria na próxima quarta- feira, dia 13 de abril de 2017. Dessa maneira, “essa situação poderia trazer grave insegurança aos interessados na convocação”, concluiu Dr. Aldary Nunes Junior.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas