Dólar Em alta
5,149
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,149

Dupla é suspeita de fazer empréstimos com documentos falsos

Dupla é suspeita de fazer empréstimos com documentos falsos
Cristiano Pereira de Oliveira (a esquerda) e José Acácio Rosa. Fotos: Divulgação/Polícia Civil

Com informações de Heberton Silva

Dois homens foram presos em flagrante, na Serra, por suspeita de integrar uma associação criminosa que falsificava documentos para obter empréstimos fraudulentos.

De acordo com a polícia, Cristiano Pereira de Oliveira, de 46 anos, era responsável por fazer os documentos. José Acácio Rosa, 60, ia ao banco com os documentos falsos para solicitar o empréstimo. Os dois foram presos na última quarta-feira (27), no dentro de uuma agência bancária, após denúncia anônima.

A polícia civil foi informada de que José Acácio Rosa, que já havia sido preso em dezembro, estaria junto com Cristiano Pereira de Oliveira na agência.

De acordo com a polícia, Cristiano Pereira de Oliveira tentava obter um empréstimo de R$ 3.900. Desse total, R$ 1 mil seriam para o comparsa. mil reais iriam para ele.

A titular da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações, Rhaiana Bremenkamp, explicou que os suspeitos tinham acesso à informações pessoais e estavam com listagens emitidas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. “Nós localizamos, junto com eles, uma série de dados de várias pessoas, inclusive, os dados da mesma pessoa que acabou levando a prisão, em flagrante, do José Acácio Rosa na primeira vez”.

Ela também afirma que a dupla agia com esperteza para fazer as falsificações. “A gente chama isso de furto de identidade. Às vezes, perdemos um documento e não ligamos muito, colocamos dados desnecessários na internet e acabamos perdendo. Mas, nesse caso, percebemos que era uma associação criminosa mais especializada. Eles tiravam de um banco de dados”.

A delegada também afirma que é importante tomar alguns cuidados para não cair em falsificações. “Perdeu um documento, registra a ocorrência. Verifica se seu nome está entrando no SPC, porque, a partir daí, você já consegue dar um alerta e evitar que o nome seja utilizado como dessa primeira vítima, que teve o nome usado por duas vezes”.

Por suspeita de ser uma associação criminosa de grande porte, que envolve outras pessoas,a delegada disse que não é possível calcular quantas delas praticavam o golpe e o número de prejuízo para as vítimas.

.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas