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Duas novas linhas do Transcol vão fazer o trajeto até o Aeroporto de Vitória

Transcol GreveCom a inauguração do novo Aeroporto de Vitória, prevista para acontecer na próxima quinta-feira (29), duas novas linhas de ônibus serão criadas para o trajeto entre a Av. Adalberto Simão Nader e o terminal aéreo. Segundo a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), vai sair do Terminal de Carapina, e a 541 do Terminal de Jardim América, em Cariacica. A previsão é que elas estejam funcionando a partir das 4h30 do dia 30.

Leia também: Vídeo mostra teste de avião da FAB em nova pista do Aeroporto de Vitória

A Ceturb explicou também qual será o trajeto das novas linhas. A 539 sairá do Terminal de Carapina, passando pelas avenidas Norte Sul e Adalberto Simão Nader, com destino ao aeroporto. De lá, ela segue para a Fernando Ferrari, Nossa Senhora da Penha, Av. Vitória, Jerônimo Monteiro e Terminal de Jardim América. As partidas serão a cada 35 minutos nos terminais em horários de pico. Nos dias úteis, aos sábados, domingos e feriados, as saídas são a cada 50 minutos.

Já o trajeto da linha 541 começa no Terminal de Vila Velha, passa pela Terceira Ponte, Av. Nossa Senhora da Penha, Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader (onde entra no aeroporto). De lá ela segue pela Av. Norte e Sul até o Terminal de Carapina. Os horários de partida serão os mesmos da 539.

De acordo com Ceturb, as duas linhas juntas passarão por aproximadamente 230 pontos de parada, nos dois sentidos de seus trajetos. Para atender a demanda, seis novos pontos (por sentido) serão instalados na Av. Adalberto. Os novos itinerários do Transcol vão permitir a ligação entre os bairros de Goiabeiras e Camburi.

A novidade vai beneficiar diretamente 18 bairros (13 pela linha 541 e 14 bairros pela 539), e possibilitar o deslocamento dos cerca de dois mil trabalhadores do Aeroporto de Vitória. Além disso, outras quatro linhas do Sistema Transcol terão partidas saindo do Aeroporto Eurico Salles em horários de pico nos dias úteis:

505 – T. Laranjeiras, / T. Itacibá, via Camburi / Beira-Mar, a partir das 15h até as 18h30;
515 – T. Laranjeiras / T. Campo Grande, via Beira-Mar, a partir das 15h50 até as 17h12;
523 – T. Jacaraípe / T. Jardim América, via Beira-Mar, a partir das 15h45 até as 16h50;
572 –  T. Laranjeiras / T. São Torquato, via Camburi / Beira-Mar, partir das 15h45 até as 18h30

Reinvindicações
Aproveitando a presença do presidente da República, Michel Temer, no Espírito Santo, o governador Paulo Hartung vai reivindicar a criação de uma ligação ferroviária litorânea, interligando o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, e as obras para duplicação da BR 262. Hartung defende que sejam utilizados recursos compensatórios obrigatórios que a concessionária irá destinar para renovação da concessão da ferrovia Vitória-Minas, controlada pela Vale.

“Vou aproveitar a solenidade e reivindicar ao presidente da República assuntos que temos discutido e que têm relação com o desenvolvimento do Estado e com a contrapartida do Governo Federal em relação àquilo que nós capixabas contribuímos para o desenvolvimento do país. Um assunto importante é o ramal ferroviário ligando a Grande Vitória até a divisa com o Rio de janeiro, que em um futuro será uma ferrovia Vitória-Rio. Queremos aproveitar este momento que a Vale tem que pagar pela renovação da concessão e utilizar esse dinheiro para expansão da ferrovia”, destacou.

O governador também adiantou que irá abordar o presidente sobre a BR 262, que já teve ordem de Serviço assinada, o canteiro de obras montado, porém, ainda não houve início das intervenções para duplicação nos primeiros oito quilômetros conforme previsto. “Vamos lembrar esse tema juntamente com outro tema importante, que é a obra do Contorno do Mestre Álvaro, essencial para a Região Metropolitana”, detalhou.

A negociação para a renovação da concessão da malha ferroviária está em trâmite no Governo Federal na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além disso, também tramita na ANTT uma solicitação da concessionária MRS para renovar a concessão da ferrovia que liga o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Rio de Janeiro e Espírito Santo estão atuando articulados para que os recursos indenizatórios destas renovações sejam utilizados para criar uma linha ferroviária que interligue os dois Estados.

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