Foto: iStock
Foto: iStock

As seguidas horas diante de uma tela – seja do celular, do tablet, do computador ou da televisão – já apresentam reflexo na saúde dos olhos de crianças e adolescentes brasileiros. Uma pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra que o número de crianças que usam óculos de grau dobrou nos últimos dez anos, passando de 10% para 20%. Dessas, quatro em cada dez apresentam problemas de miopia. E, claro, problemas na visão refletem diretamente na qualidade do aprendizado das crianças.

Para contribuir com a qualidade desse aprendizado e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce, o Instituto Unimed Vitória, em parceria com seis prefeituras da Grande Vitória e de Aracruz, vai dar início a mais uma ação do Programa “De Olho no Futuro – Dr Ubirajara Moulin de Moraes”. A iniciativa oferta consultas, exames e óculos de grau gratuitos para crianças de escolas públicas municipais.

Este ano, o Programa “De Olho no Futuro – Dr Ubirajara Moulin de Moraes” vai atender cerca de duas mil crianças. Os alunos serão avaliados por uma equipe formada por médicos oftalmologistas cooperados da Unimed Vitória e médicos residentes da Faculdade de Medicina Emescam. No total, serão realizados sete mutirões de atendimentos em escolas de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Aracruz, dos dias 22 a 30 de maio. Em cada unidade escolar, serão atendidos em média 300 alunos, sendo 150 em cada turno.

Como funciona

Inicialmente, os alunos vão passar por uma triagem, que identificará quantos alunos apresentam algum tipo de problema na visão e precisarão ser atendidos pelos médicos. Colaboradores da Unimed Vitória atuarão como voluntários nas ações, auxiliando na triagem das crianças. Após a consulta, então, os alunos que necessitarem de óculos receberão o acessório de forma imediata.

As consultas acontecerão nas escolas previamente indicadas pelas Secretarias de Educação, dentro de um ônibus especial, adaptado em consultório, numa parceria do Instituto Unimed Vitória com a Organização Não-Governamental (ONG) Renovatio. Os alunos que necessitarem recebem imediatamente os óculos, que são produzidos a partir de uma tecnologia chamada “OneDolarGlasses”, que produz óculos de grau extremamente resistentes e de baixo custo.

Histórico

O programa “De Olho no Futuro” existe desde 2003 e já atendeu mais de nove mil estudantes. O programa recebe o nome do médico oftalmologista cooperado da Unimed Vitória, Ubirajara Moulin de Moraes, um dos idealizadores e entusiastas do programa. Por ele já foram triadas mais de 50 mil crianças e prescritos mais de cinco mil óculos.

Confira o cronograma e as escolas beneficiadas:

22 de maio – Vitória – EMEF Otto Ewald Júnior
23 de maio – Serra – EMEF Carla Patricia de Oliveira Paula
24 de maio – Viana – EMEF Marcílio de Noronha
25 de maio – Aracruz – EMEF Samoel Costa
28 de maio – Cariacica – EMEF Hemogenia Mª da Conceição
29 de maio – Vila Velha – UMEF Deputado Paulo Sergio Borges
30 de maio – Vitória – EMEF Izaura Marques da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *