Foto: Andre Sobral / PMV
Foto: Andre Sobral / PMV

Mais de 450 mil pessoas já passaram pelo novo aeroporto de Vitória, inaugurado a pouco mais de dois meses. O espaço tão esperado encantou os capixabas pelo espaço moderno e as pistas maiores para pouso e decolagem que prometiam agilizar o funcionamento.

Depois da longa espera o novo espaço do aeroporto da capital capixaba foi inaugurado no dia 29 de março de 2018. Logo na madrugada do dia seguinte iniciaram as primeiras decolagens. Porém até hoje, nas novas pistas só aconteceram decolagens. O caso é que a nova pista de 2.058 metros ainda não está liberada para pousos.

A nova pista de pouso e decolagem tem restrição temporária para os pousos de aeronaves a jato, ou seja, as aeronaves comerciais regulares ainda continuam pousando na pista velha. Fazendo com que o tempo gasto da aterrissagem até a chegada dos passageiros no ponto de desembarque demore mais de dez minutos.

Para o engenheiro de computação Alan Helal essa situação causa grande transtorno para os passageiros que tem de aguardar muito tempo até chegar ao local de desembarque.

O aeroporto espera o inicio do funcionamento de um aparelho para que as aeronaves comerciais regulares possam pousar na nova pista. Segundo a Infraero, o PAPI (Precision Approach Path Indicator – Indicador visual de rampa de aproximação de precisão) já está instalado, mas ainda não funciona.

A Infraero ainda afirma que nesta semana serão realizados os últimos ajustes de configuração do sistema para o processo de homologação, que por sua vez, é de competência do Comando da Aeronáutica. Enquanto isso, os pousos na nova pista continuam restritos as aeronaves de menor porte.

“Eu achei bom esse novo espaço, apesar de ainda estar em reforma. Mas demorou cerca de 30 minutos pro piloto conseguir taxiar e a gente poder descer”, relata o estudante José Martins de Oliveira Junior que chegava da Alemanha e ainda não conhecia o novo aeroporto de Vitória.

Cometários

  1. Como pode escrever uma matéria desta forma, simplesmente ridículo, somente em Vitória não podem esperar um pouco mais até o avião chegar ao terminal? O foco da pista não estar funcionando não é este, e sim a segurança. A pista nova gera mais segurança nos procedimentos de decolagem e aterrissagem. Pelo amor de Deus parem de criar mais problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *