Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

DML de Vitória terá espaço exclusivo para exames em mulheres assediadas

Foto: Bárbara Caldeiras
Foto: Bárbara Caldeiras

No dia escolhido para reflexão da situação feminina perante a sociedade, foi anunciada a criação de dois novos órgãos de apoio à mulher no estado. A “Casa Lilás” e o “Centro de Referencias de Direitos Humanos” são uma parceria das Secretarias de Direitos Humanos, Segurança e Defesa Social e da Saúde.

Por dia, cerca de 500 mulheres procuram os sistemas de saúde para relatar casos de agressão no Estado. Em alguns deles, como abusos sexuais ou agressões, é necessário que a mulher passe por uma perícia, comumente feita no Departamento Médico Legal (DML). Esse procedimento que já é constrangedor para a mulher pode se agravar mais ainda se o ambiente não auxiliar no conforto e apoio a elas.

Voltado ao apoiar psicologicamente às mulheres que sofrerem abuso sexual, está sendo criada a “Casa Lilás”. Um espaço anexo ao DML de Vitória que a partir do fim do primeiro semestre de 2018 irá oferecer um ambiente diferenciado, e mais humanizado, com o objetivo de acolher melhor e apoiar as mulheres que passam por esse momento difícil em suas vidas.

A delegada Gracimeri Gaviorno, subsecretária de Integração Institucional da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), afirma que o novo espaço haverá profissionais capacitados exclusivamente para esse setor. “Vai diminuir aquela sensação de desconforto da vítima de violência sexual e com certeza ela estará melhor atendida e poderá buscar o sistema policial”, relata.

Também voltado, inicialmente, para as mulheres será lançado a partir de segunda-feira (12) o “Centro de Referencias de Direitos Humanos”, voltado para o atendimento de pessoas que tiveram seus direitos humanos violados, no caso das mulheres, principalmente as que sofreram assedio, violência sexual, e até violência física. Posteriormente os atendimentos serão abertos também para o público LGBT, e para os idosos.

O espaço que também será destinado para denúncias, vai funcionar junto ao prédio do Programa de Valorização a Vida (ProVIV), na avenida Getúlio Vargas, nº 285 em Vitória, de 8 horas ás 18 horas.

Segundo o Secretário de Direitos Humanos do Estado, Júlio Pompeu, será um espaço de parceria com o trabalho realizado pelo ProViv. “Nós temos lá uma equipe multidisciplinar focada em serviços de assistência social e psicológicos capazes de receber essa mulher, referencia-la pra poder, a partir dela, encaminha-la pra uma rede de serviços públicos que existem de apoio às mulheres que são vítimas de violência”, relata o secretário.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas