Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,204

Direito de escolha I

Na década de 40 meu pai, Mesquita Neto, foi preso pelo regime ditatorial do Estado Novopor ter escrito um artigo em seu jornal, O NORTE, editado na cidade de São Mateus, sobre o enforcamento de um modesto produtor rural, Manoel Justino, pela cobrança do Imposto Territorial Rural. Sem o único animal de carga, para transportar suas bananas até o mercado, preferiu o suicídio à vergonha.

A polícia sob o comando de Filinto Muller prendeu meu pai como comunista, porque em seu artigo dizia que Manoel Justino fizera muito bem em dar cabo à própria vida. A expressão levou o Delegado de Ordem Política e Social, Amulio Finamore, considerar o autor do artigo um “comunista perigoso”.

Preso por seis meses, quando deixou a prisão o velho Mesquita Neto, fez à mesa do jantar, com sua mulher e os sete filhos uma pregação de liberdade: “Se algum dia vocês encontrarem pela frente alguém que ouse tirar-lhe a liberdade, não titubeiem, matem-no. A pior coisa que existe nas nossas vidas é a falta de liberdade. Pensei que nunca mais ia rever minha família”.

Discute-se, vez por outra, há nove anos, no Conselho de Representantes da Fecomercio-ES, se os supermercados devem ou não abrir suas portas aos domingos. No Brasil o único Estado onde os supermercados se convencionaram a fechar suas portas aos domingos é no Estado do Espírito Santo. Os empresários acham que têm prejuízo colocando a estrutura dos seus empreendimentos comerciais para funcionarem aos domingos. Raros países no mundo os estabelecimentos comerciais abrem aos domingos, mas no Brasil, apenas no Estado do Espírito Santo os supermercados estão proibidos de abrirem suas portas, por exigências dos próprios empresários, medida aplaudida pelo sindicato dos empregados no comércio, que viram na medida um motivo de “vitória”, às custas da decisão dos patrões.

Com os novos ventos da liberdade varrendo o Brasil, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, que prega a liberdade das atividades econômicas, a verdadeira economia de mercado, a maioria dos membros do Conselho de Representantes da Fecomercio-ES entendeu que deva permitir que o comércio, desde que atenda a legislação em vigor, funcione aos domingos.

Tem um velho livro sobre liberalismo econômico, (“Liberdade de Escolher”) de autoria do casal Milton & Rose Friedman, consagrado best-seller nº 1 nos Estados Unidos na década de 60, uma verdadeira bíblia de ensino do liberalismo, que deveria ser lido por todo empreendedor. Se você não tem competência, não se estabeleça. Por favor, não impeça, com sua mediocridade, incompetência, que seu vizinho fique rico.

A morte por enforcamento de Manoel Justino e a prisão de um jornalista defendendo  a liberdade servem de exemplo ao direito de escolher.

Uchôa de Mendonça
Uchôa de Mendonça
A partir de hoje, aqueles que desejarem perder seu tempo e conhecer melhor as idéias de Uchôa de Mendonça, irá encontrá-lo por aqui, direto e franco, sempre pela direita e pela frente. Uchôa de Mendonça começou a trabalhar em jornal aos 5 anos de idade, em São Mateus, vendendo o Jornal O Norte, de propriedade do seu pai e, aos sete anos, já trabalhava como impressor e, com dez anos, já escrevia tópicos para a página policial.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas