Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

“Dieta do bacon” funciona?

SAO PAULO ALIAS 29-10-2015 BACON FOTO DIVULGACAO
Foto: São Paulo Alias/Divulgação

A atriz hollywoodiana Vanessa Hudgens contou esta semana que emagreceu 5 kg em um mês com alimentação à base de bacon. A chamada dieta cetogênica, que virou febre no meio fitness, é utilizada por muitos especialistas para promover o aumento da perda de peso, garantindo ao paciente saciedade.

Como a dieta reduz bastante a ingestão de carboidratos, o corpo é obrigado a queimar gordura para se manter em funcionamento. Ou seja, a gordura passa a ser sua principal fonte de combustível, como explica a nutricionista do programa Viver Bem da Unimed Vitória, Rayanne Pimentel. “Com pouco carboidrato à disposição no corpo, a saída é buscar energia na gordura, o que promoverá a perda de peso”, explica.

Como a gordura foi vista por muito tempo com uma das vilãs da alimentação, muita gente tem dúvida se é ou não saudável optar por uma dieta desse tipo. A nutricionista diz que o que já se sabe é que, de fato, aumentar a ingestão de gordura e diminuir a de carboidrato promove, sim, a perda de peso mais rápida, porém, a longo prazo, ainda não há como apontar seus efeitos em relação à saúde de modo geral.  “Por isso, é fundamental que um especialista, juntamente com seu paciente, avalie vários aspectos antes de decidir pela dieta cetogênica e, principalmente, faça o devido acompanhamento dos resultados”, pontua Rayanne.

 Restrição

A especialista destaca que, nesta dieta, come-se muitas carnes, ovos, queijos, peixes, manteiga, azeite, e alimentos ricos em fibras. “Mas como é bastante restritiva, fica bem difícil mantê-la por longos períodos”, aponta.

Uma outra questão levantada por Rayanne é o fato de algumas pessoas acabarem ingerindo gorduras e proteínas de qualidade ruim e alimentos processados, o que pode ser prejudicial à saúde. “O sucesso da dieta passa também pela escolha correta dos alimentos. Não basta aderir à gordura. É preciso saber qual gordura comer e buscar o equilíbrio correto entre as refeições. Daí, pode ser perigoso fazer isso por conta própria, sem a ajuda de um especialista”, alerta.

Além disso, ela lembra que a dieta rica em gordura não é indicada para pacientes que têm alguns problemas de saúde específicos, como doenças renais, entre outras.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas