Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Dia Mundial da Voz: campanha alerta para doenças de garganta

16_abril_dia_da_voz_3-11617

(por Angeli dos Anjos – [email protected])

Professores, cantores, advogados, telefonistas e políticos. O que esses profissionais têm em comum? Todos usam como principal instrumento de trabalho, a voz. Apesar disso, muitos não sabem dos cuidados necessários para mantê-la em bom estado.

Para conscientizar a população sobre as doenças vocais, principalmente o câncer de laringe, nesta terça-feira (16), alunos da rede pública de escola do município da Serra, realizaram uma abordagem no Terminal de Laranjeiras.
De acordo com Graciele Bretas (foto), fonoaudióloga da Secretaria de Educação da Serra, uma das responsáveis pela ação, os sintomas do câncer de laringe são pigarro, dor, ardência ou sensação de bolo na garganta e dificuldade para engolir. “O principal sintoma é a rouquidão por mais de 15 dias”, completa. Neste caso, o médico deve ser procurado imediatamente.
Segundo a fonoaudióloga, uso de cigarros, bebidas alcóolicas, e alteração da voz, podem prejudicar as cordas vocais. O ideal é beber bastante água em temperatura ambiente – líquidos muito quentes ou muito frios podem danificar a garganta – e ingerir frutas que ajudam a “limpar” a laringe. “Maçã, laranja e outras frutas cítricas são adstringentes e melhoram a articulação dos sons”.
Conscientização
Em grupos de três, eles conversavam com os passageiros, alertando para as doenças. “É muito legal levar informação às pessoas e fazer uma alerta sobre o câncer”, disse uma das alunas da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Mauro.
Além de conversar com os passageiros, os alunos entregavam panfletos com dicas de como preservar a voz. “Acho muito importante este tipo de trabalho porque as pessoas não sabem como cuidar da voz e, por isso, fazem o que não deveriam fazer”, frisou a universitária Mariana Guimarães, que foi abordada pelos estudantes no terminal.
A expectativa é que ao menos duas mil pessoas sejam abordadas até às 16 horas, quando se encerra o trabalho de conscientização no terminal.
Fique atento
O Brasil é um dos países com maior número de casos de câncer de laringe. Cerca de 70% da população ativa como professores, telefonistas, cantores, recepcionistas e outros profissionais usam a voz como principal instrumento de trabalho e, por usá-la excessivamente, estão mais expostos às doenças vocais.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas