Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Dia do Idoso: há aproximadamente 14 milhões de idosos no país

Idoso_150615O envelhecimento é um fato biológico normal que atinge todos os organismos vivos. Porém, o desafio da idade não se restringe à legislação, pois se refere também à saúde, uma vez que muitos idosos sofrem com a diminuição das suas capacidades físicas e, muitas vezes, mentais, além da possibilidade de desenvolver doenças crônicas comuns com a idade.

Por isso no Brasil, o dia 1º de outubro comemora-se o Dia Nacional do Idoso. Instituído em 2006 pela Lei Federal 11.433, a data reforça a importância da inclusão social desta parcela da população, além de garantir o acesso aos benefícios conquistados, conforme o Estatuto do Idoso, entre elas o acesso à saúde.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2005 e 2015, a proporção de pessoas acima dos 60 anos, passou de 9,8% para 14,3%. Atualmente há aproximadamente 14 milhões de idosos no país.

A projeção feita pelo IBGE aponta ainda que em 20 anos, o Brasil será o 6º país no mundo com o maior número de pessoas idosas. “Envelhecer é bom. Posso curtir meu tempo, meus filhos, meus netos. Vejo graça em coisas que eu sequer percebia por pura falta de tempo. Hoje, graças à minha idade, posso observar tudo, todos, rever conceitos. Sou feliz em dizer que cheguei a terceira idade”, comemora a aposentada Marinete Teixeira, 70 anos.

Já o também aposentado, Marcio Alves, 69, não está muito satisfeito. “Tem horas que eu até digo que é melhor morrer a ficar velho. A gente passa a ter problema de tudo, dor em tudo e também dependemos mais dos outros. Quando eu era mais moço fazia de tudo, sem precisar conversar com quem quer que seja. Hoje desde o médico até as coisas que tenho em casa, preciso conversar com filho e até meus netos”.

D.Arlete_thiago_IMG_8534100Prestes a completar 70 anos de idade, Arlete Santiago contabiliza 44 netos, 17 filhos e 19 bisnetos. Ela, que já trabalhou como ajudante de pedreiro e auxiliar de serviços gerais, é, atualmente, a vereadora mais velha da Grande Vitória. Dona Arlete está em seu primeiro mandato da vereadora, eleita em Vila Velha uma conquista que veio após muita luta e superação.

“Eu sempre fui muito ativa. Caminho bastante durante o dia, estou sempre em contato com as pessoas. Também como muitas verduras e legumes. Mas, não abro mãe de um refrigerante”, brincou a idosa.

Como vereadora, Dona Arlete é presidente da Comissão de Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres e integrante da Comissão de Assistência Social, da Câmara. No primeiro ano de mandato, é autora de três importantes projetos, que viraram lei: de garantia da matrícula de irmãos na mesma unidade municipal de ensino (Lei n° 5.856/2017); que institui o Selo Amigo do Consumidor (Lei n° 5.854/2017) e a Política Municipal da Primeira Infância (Lei n° 5.858/2017).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Se 2015 tinhamos pouco mais de 204 milhões de habitantes, então seríamos pouco mais de 26 milhões de idosos em todo país e não 14 milhões. Retifica, por favor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas