Dólar Em baixa
5,123
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,123

Dia do idoso: especialista dá dicas para melhorar qualidade de vida na terceira idade

terceira idadeNo primeiro dia do mês de outubro é comemorado o dia internacional do idoso. A data foi escolhida porque marca o dia em que o Estatuto do idoso entrou em vigor, pela Lei n° 10.741 de 2003, que e representou um grande avanço na vida dessa população, que cresce cada dia mais no país.

Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro já ultrapassa os 70 anos. De acordo com a geriatra Daniela Barbieri, atual presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, é cada vez mais importante a conscientização em torno dessa faixa etária. “Tem se tornado muito importante falar sobre isso, porque a população idosa cresce cada vez mais no mundo. O Brasil, principalmente, não está preparado para esse envelhecimento”.

A geriatra fala sobre as ações promovidas pela associação, que envolve médicos e outros profissionais da saúde. “Nosso objetivo é discutir assuntos relacionados ao envelhecimento, dando nosso parecer técnico, incentivando, pensando em politicas públicas, direitos e deveres dessa população, além de apoiar entidades e instituições que fazem trabalhos voltados para a pessoa idosa”.

A Fisioterapeuta e Gerontóloga, Elaine Baptista, que  também é filiada Associação, destaca a importância de um profissional especifico para cuidar de pessoas na terceira idade. “Essa data também é importante para reforçar o trabalho especifico que se deve ter com o idoso. É um adulto envelhecido e isso traz muitos riscos. Precisamos de pessoas que estudaram para isso, porque a gente não cuida apenas dele. Observamos o ambiente, as condições em que vive, o que é melhor ou o que oferece riscos, além do trabalho com preparador físico, fonoaudiólogo e fisioterapeuta”.

Elaine dá dicas para que as famílias que convivem com pessoas acima de 70 anos evitem riscos e proporcionem uma melhor qualidade de vida para eles. “Luzes noturnas com sensor pela casa, principalmente no trajeto até o banheiro; eliminar tapetes e pisos escorregadios; adequar o ambiente ao idoso; evitar rodízios em várias casas; ter cuidado, calma e paciência sempre com eles”.

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Muito interessante a matéria e as super dicas bem proveitosas, aliás esse trabalho de vocês fisioterapeutas, fonos,nutricionistas e outros mais, são de fundamental importância em qualquer outra classe ou grupo como por exemplo na reabilitação de pacientes oncológicos e cirúrgicos. Parabéns pelas iniciativas para melhoria da qualidade de vida dos nossos idosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas