Dólar Em alta
5,166
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,166

Dia do coração: confira dicas para manter o órgão em bom funcionamento

Foto: reprodução/Web
Foto: reprodução/Web

Em um mundo cada vez mais sedentário, as pessoas às vezes se esquecem de que a pratica de atividades físicas não são apenas uma forma de manter um físico padrão, mas também de prevenir doenças.

O Dia Mundial do Coração, comemorado neste sábado (29), é um bom momento para lembrar de realizar atividades físicas, visto que a vida saudável é uma das principais formas de prevenir as doenças cardíacas.

O Dia Mundial do Coração é destinado à conscientização sobre problemas cardiovasculares que podem vitimar até 400 mil pessoas apenas no Brasil em 2018, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Além do coração, a data também serve para lembrar sobre a saúde das veias e artérias e trazer luz aos problemas que podem ocorrer quando essas partes do sistema cardiovascular não funcionam muito bem.

Segundo o cardiologista Rodolpho Farinazzo, a prática de atividades físicas e a manutenção de uma vida saudável são as melhores formas de prevenir as doenças do coração. Ele alerta que a alimentação equilibrada é uma boa aliada, principalmente quando não se é fumante nem se ingere muitas bebidas alcoólicas com frequência.

Estes cuidados básicos previnem doenças como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). O médico ainda diz que as melhores atividades são os exercícios aeróbios como caminhada, corrida, natação ou ciclismo.

“As atividades não podem excluir a possibilidade de realização de cirurgias, visto que quando chega a essa necessidade a doença já se encontra avançada. Mas é muito importante que o pós-cirúrgico seja vivido com busca por vida saudável pois pode ser que as doenças retornem pela falta de cuidados”, disse.

Dos diversos procedimentos realizados, o mais comum é a angioplastia, pois pode identificar grande parte das doenças do coração e prevenir problemas maiores.

Além de buscar uma vida saudável, é importante também realizar exames preventivos com frequência, principalmente os mais idosos. Portanto, o indicado é que se visite o cardiologista a cada um ano, em média.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas