Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,132

Dia do Combate ao Câncer: pintas podem esconder a doença

O verão acabou. Chegou a hora de cuidar da pele! Você observa as suas pintas? E manchas? O hábito ainda não é comum aos brasileiros, mas pode salvar vidas. A médica Juliana Drumond, especializada em Dermatologia pela USP e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta para esse risco.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 25% de todos os diagnósticos da doença, no Brasil, e é um dos mais comuns entre as mulheres. Em 2016, foram registrados mais de 180 mil novos casos de câncer de pele (não melanoma, tipo menos grave), no País, de acordo com estatísticas do Inca.

Segundo a dermatologista Juliana Drumond, é importante observar: uma verruga inofensiva, uma ferida que não cicatriza em um mês, lesão de pele que sangra espontaneamente, lesões avermelhadas com casquinhas que vão e voltam, pinta preta que está crescendo ou coçando ou uma pinta preta nova.

“O câncer de pele é silencioso. Não há dor e nem sintomas aparentes, mas pode ser descoberto num olhar. Por isso, o autoexame deve ser feito mensalmente”, destacou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas