Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Dia das mães: vendas devem registrar crescimento de 3,6% em relação ao ano passado

dia dasmãesO volume das vendas do varejo no Espírito Santo deve registrar crescimento de até 3,6% em maio, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) para o Dia das Mães. A data comemorativa é considerada a segunda melhor para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, estima que as vendas serão melhores que no ano passado. “Em 2016 o mês das mães apresentou queda de 15% no volume de vendas, em relação a 2015”, comenta Sepulcri. Segundo ele, devido ao apelo emocional da data, as pessoas não costumam deixar de presentear, no entanto, devido ao momento de dificuldade financeira, o esperado é que os presentes adquiridos sejam mais baratos, até para não comprometer a renda familiar com o pagamento dos presentes.

 O orçamento está restrito por conta do alto endividamento, que no último mês atingiu 66,3% das famílias de Vitória. O valor desembolsado para o presente deverá ficar entre R$ 80 e R$ 100 e os segmentos que registram maior movimento no período são os de vestuário, joias, bijuterias e acessórios, perfumaria, cosméticos, eletroeletrônicos, móveis, eletrodomésticos e telefonia celular.

 O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Cariacica, José Antonio Pupim lembra que o acesso da população ao FGTS pode estimular o consumo. “Com essa liberação gradual do FGTS muita gente está pagando dívidas acumuladas, por isso nós estamos apostando que essas pessoas, agora mais tranquilas em relação às finanças, voltem a consumir”, declara Pupim.

Em relação às contratações temporárias para a data, o empresário deverá trabalhar com o quadro existente e as contratações devem ser pontuais, não sendo possível realizar uma estimativa mais consistente.

Shoppings preveem crescimento de 8% nas vendas para o Dia das Mães

Um levantamento da Associação Brasileira de Shoppings (Abrasce) estima que as vendas para o Dia das Mães devam registrar um crescimento de 8% em relação ao ano passado. Os dados também são otimistas com o fluxo de pessoas. A previsão é de um aumento de 9% na data comemorativa, que é a segunda mais importante para o setor, depois do Natal. A pesquisa, realizada com mais de 70 shoppings em todo o Brasil, também revelou que a tendência entre os presentes devem ser itens de perfumaria, vestuário e calçados.

“Houve uma retomada da confiança dos consumidores que, aos poucos, estão voltando a comprar devido ao controle inflacionário, a queda dos juros e a liberação do FGTS. O segmento de shoppings também está percebendo uma maior movimentação de frequentadores desde o inicio do ano, além do aumento na procura por locação de lojas. Diante disso, a nossa expectativa é que esse cenário seja ainda melhor no segundo semestre”, destaca o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas