Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Depois de Vitória, Vila Velha implanta cerco eletrônico de segurança

cerco eletrônicoDepois do município de Vitória implantar o sistema eletrônico de monitoramento, Vila Velha também terá o “cerco inteligente” a fim de melhorar a segurança na cidade. Na capital capixaba o sistema visa ao combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem o uso de carros, foi implantado em abril. E, no primeiro mês, conseguiu recuperar quatro carros e mais quatro motocicletas roubadas.

De acordo com o secretário de Defesa Social e Trânsito de VV, Oberacy Emmerich Júnior, o município aguarda apenas a aprovação do Legislativo Municipal para iniciar o processo de aquisição dos equipamentos. “O projeto é fundamental e muito importante para a nossa cidade. Por isso, pretendemos implantá-lo o mais rápido possível”, destacou o prefeito Max Filho, na Assembleia Popular realizada na última segunda-feira (4).

O “Cerco eletrônico” consiste em um projeto que prevê a instalação de, pelo menos, 40 câmeras fixas com capacidade de captar imagens em alta resolução em mais de 20 pontos estratégicos e também nas entradas e saídas da cidade. Para viabilizá-lo, a Prefeitura investirá R$ 500 mil em câmeras e equipamentos.

O recurso, proveniente de um convênio com a Petrobras Distribuidora, é um saldo de uma verba de mais de R$ 3 milhões – parte já utilizada na modernização do Centro de Operações de Vila Velha. No acordo, o município faz a concessão de um terreno para a instalação de uma estação redutora de gás natural e, em contrapartida, a Petrobras libera os recursos para aquisição de 40 câmeras HD, com visão noturna e identificador de placas, para implantação do “Cerco eletrônico”.

Vitória

Com a implantação do sistema, todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas, assim como as ligações entre a área continental e a ilha. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas. Os pontos foram implantados em locais estratégicos, garantindo a eficiência do sistema.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas