Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,132

Depois de Vitória e Vila Velha, Serra também terá sistema de aluguel de bicicletas

Funcionando nas cidades de Vitória e Vila Velha, o município de Serra vai começar a operar um sistema de aluguel de bicicletas. Para começar serão 200 bikes compartilhadas disponibilizadas para a população em 20 estações em bairros como Novo Horizonte, Jardim Atlântico, Colina de Laranjeiras, Portal de Jacaraípe e Morada de Laranjeiras. A expectativa é que o sistema esteja funcionando até o primeiro semestre de 2019. O decreto autorizando o compartilhamento foi publicado na última semana.

Serão quatro planos de uso: passe de um dia; de uma semana; de um mês; e de 12 meses. Os valores ainda estão em definição, mas serão compatíveis com os já cobrados em outros municípios da Grande Vitória. O uso das bicicletas será meio por meio aplicativo para celular a ser disponibilizado pela empresa que vencer a licitação para operar o sistema. O sistema vai operar todos os dias das 5 às 23 horas. A devolução das bicicletas poderá ocorrer até a meia-noite.

Os locais das estações foram escolhidos por estarem conectados com a rede cicloviária da Serra, que tem 57 km. As estações vão estar em avenidas importantes como a Talma Rodrigues Ribeiro, Norte Sul e Eudes Scherrer e também em locais movimentados, como o Parque da Cidade, em Laranjeiras.

As bicicletas para adultos vão ter câmbio manual com três marchas, freios dianteiros e traseiros, retrovisor do lado esquerdo, campainha sonora e chip de rastreamento. As de uso infantil vão ser para crianças de até 10 anos, com altura de até 1,5 metro e rodinhas laterais retráteis. Entre o total de bicicletas, 2% vão ser adaptadas aos deficientes físicos.

O compartilhamento de bicicletas é uma das alternativas de transportes que mais crescem no mundo. Cidades como Barcelona, Londres, São Paulo e Santa Catarina já adotaram este sistema, que é um sucesso. “Esses sistemas foram inspiração para a Serra”, segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Mirian Soprani.

Para o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, o município dá um passo importante na modernização do transporte público e no investimento de alternativas não poluidoras. “Investir em alternativas inovadoras é nosso papel. Queremos diversidade e a maior ocupação da cidade pelas pessoas”, completou.

Confira aqui onde vão ficar as estações

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas