Dólar Em baixa
4,984
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
4,984

Depois de longas filas, sobram vacinas contra H1N1 na Grande Vitória

Pedro Permuy – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/06/10/70x70/1_vacina_unidade_de_saude_de_coqueiral_de_itaparica_pedro_permuy-181151.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'575ad47988c05', 'cd_midia':181151, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/06/10/vacina_unidade_de_saude_de_coqueiral_de_itaparica_pedro_permuy-181151.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Pedro Permuy', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '262', 'align': 'Left'}Depois de semanas registrando filas quilométricas e até situações em que a polícia teve que ser acionada, o último dia da campanha da vacinação na Grande Vitória é marcado por vacinas disponíveis e baixa procura da população. O grupo prioritário (gestantes, idosos, crianças de seis meses até cinco anos e puérperas – mulheres que deram à luz há até 45 dias) tem até o fim desta sexta-feira (10) para tomar a dose de imunização. Na próxima terça (14), os municípios capixabas vão se reunir com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para avaliação da campanha de vacinação.
Em Cariacica, mesmo que a Unidade de Saúde de Jardim América não tenha mais vacina, os postos de Nova Brasília e Bela Vista ainda possuem algumas doses, que, segundo a prefeitura, serão destinadas à imunização de acamados.
A Vigilância Epidemiológica de Cariacica informa que desde o início da campanha imunizou 105,72% do grupo prioritário, o que corresponde a 72.240 munícipes imunizados. A prefeitura divide entre crianças (100,42% vacinadas), gestantes (82,66% vacinadas), puérperas (157,49% vacinadas) e idosos (100,14% vacinados).
Já no município de Vila Velha, a unidade de Coqueiral de Itaparica, que no início da semana precisou da ação da polícia, já que pessoas acusavam idosos de estarem furando a fila, registra pouca procura pela vacina. Segundo a aposentada Shirley Sarandi, 61, ela esperou até o último dia de vacinação porque tem dificuldades de ficar em pé em filas, já que já sofreu de um acidente vascular cerebral (AVC), e imaginou que a procura nesta sexta (10) fosse menor.
E depois de pouco mais de 40 minutos de espera, no mesmo local, a aposentada Marta Souza, 67, já saiu vacinada da unidade. “Cheguei por volta das 9h10, e não demorou muito até que eu conseguisse tomar a dose. Tentei vir em outros dias, e não conseguia tomar a vacina, porque as filas estavam gigantes, mas nesta manhã (10), foi tranquilo”, comenta.
Por outro lado, na Capital, quem buscou atendimento na unidade de Jardim da Penha, que também ainda possui a vacina, foi o aposentado Jorge Monteiro Silveira, 73. Ele garante que o atendimento foi rápido, e que, praticamente, não esperou nada. ”Foi só chegar e me informar onde estava sendo dada a vacina que quase na mesma hora já fui atendido”, completa.
A Prefeitura de Vitória informa que foram vacinados 117,6% do grupo prioritário, sendo 103,5% crianças, 113,5% idosos, 111,3% puérperas e 88,5 gestantes. O órgão garante que na tarde desta sexta-feira (10) poderão ser tomadas doses nas unidades de saúde de Jardim da Penha, Ilha das Caieiras, Ilha do Príncipe e Grande Vitória.
E agora?
Conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Prefeitura de Vitória informa que não haverá prorrogação no período de vacinação. No entanto, na próxima terça-feira (14), os municípios capixabas se reunirão com a pasta estadual para avaliação da cobertura atingida.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas