Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Depois de concurso para assessores, Rigoni se une a novatos para um “coworking” no Cogresso

felipe rigoniApós anunciar processo seletivo para contratação de seus assessores parlamentares – e que já recebeu mais de 9,5 mil inscrições – o deputado federal eleito, Felipe Rigoni (PSB) quer ter mandato marcado por mais novidades. O primeiro deputado cego do país se uniu a Alessandro Vieira, senador eleito por Sergipe pela Rede, Tabata Amaral, deputada federal eleita pelo PDT de São Paulo, e juntos

lançam esta semana um processo seletivo aberto para recrutar pessoas para compor os seus gabinetes. Além disso, lançam juntamente um programa de recrutamento de talentos para a estrutura de gabinete compartilhado entre os três (um “Coworking” no Congresso). Neste espaço, pessoas dos diferentes gabinetes usam o mesmo espaço e trabalham juntos como uma startup política. A ideia surgiu com o objetivo de montar um time de alta performance para apoiá-los na gestão dos seus mandatos.

A ideia é ter uma equipe altamente capacitada que possa dar suporte à estratégia de atuação política conjunta dos eleitos. A iniciativa também visa economizar recursos através de ganhos de sinergia na contratação de pessoas para trabalharem juntas em demandas comuns aos três parlamentares no Congresso.

Os selecionados formarão uma equipe e trabalharão em um mesmo espaço físico em funções como pesquisa e levantamento de dados, avaliação de impacto de políticas públicas e assessoria jurídica. Há vagas para “hackers políticos” do sistema, que irão ajudar monitorando os 3 poderes. A estrutura pretende também, dentre outros objetivos, implantar boas práticas de compliance, termo usado em empresas para auditoria de processos e garantia do bom comprimento das e dos códigos de ética e conduta.

O processo seletivo Talentos no Congresso funcionará como um programa de Trainee, com uma seleção rigorosa em várias etapas feita para cargos chave do gabinete de cada um dos 3 eleitos e para a equipe multifuncional que irão compartilhar. A seleção será feita com a curadoria da Fundação Estudar e do Legisla Brasil, duas organizações do terceiro setor especializadas em recrutamento e seleção. O processo começa dia 6 de Dezembro e termina no fim de janeiro, dia 23. São cerca de 30 vagas no total, somando-se os 3 gabinetes individuais de cada parlamentar e a quarta estrutura, o gabinete compartilhado que irá ser criado por eles.

As principais etapas são: Análise de CV; Testes online de raciocínio lógico e perfil profissional; envio de vídeo; teste de alinhamento de valores e integridade ética; entrevista por competências; entrevista com chefes de gabinetes e painel final com os eleitos.

Os três são parlamentares récem-eleitos integrantes do Acredito, movimento de renovação política criado há um ano e meio por jovens que querem mudar a forma como se faz política no Brasil e lutar pela diminuição das desigualdades. Segundo nota “todos os eleitos do Movimento Acredito estão comprometidos com valores como eficiência no uso do recurso público e diversidade em seus gabinetes. Pretendem estabelecer uma rotina de gestão de pessoas com metas, avaliações de desempenho e possibilidade de promoções por performance para o seu time ao longo dos 4 anos de mandato”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas