Dólar Em alta
5,240
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em alta
5,240

Depois da Agricultura, mudança deve acontecer no DER

por Paulo Cesar Dutra

Depois de mexer nas secretarias, trocando, novamente, Paulo Roberto de pasta, o governador Paulo Hartung está fechando a direção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). Com a saída de Ênio Bergoli, a próxima mudança será com o gerente de engenharia Gustavo Perin. Todas as indicações são para que ele, que é funcionário de carreira do DER, assuma a diretoria.

Há dois anos no Departamento, Ênio vai se dedicar à campanha à reeleição do deputado federal Evair de Melo (PP), como coordenador.

Regras financeiras eleitorais
Na próxima terça-feira (21) o TRE-ES vai repassar orientações técnicas sobre instituição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), a alteração nos limites de gastos de campanha, a arrecadação de recursos via financiamento coletivo, dentre outros assuntos de interesse. Na oportunidade será informado sobre arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos e prestação de contas para as Eleições 2018.

Dia mais longo da política
O que ouvi hoje nas calçadas do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, em Vitória, sobre os registros das candidaturas que serão apresentados neste 15 de agosto de 2018, é que elas vão mudar por completo a vida de muitos pré-candidatos. Tem partido que fez três atas da convenção e ninguém sabe qual será entregue no Tribunal.

Os pré-candidatos ao Governo do Estado ainda não definiram que seus vice-governadores e isso pode trazer muita surpresa, principalmente para quem gosta de comprar o terno ou vestido da posse antes da hora. E se isto acontecer, não será nenhuma novidade no Espírito Santo.

Além das chapas dos pré-candidatos ao governo, vamos ter registro de candidatos ao Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Até o momento, existem seis candidatos ao Palácio Anchieta que são: Rose de Freitas (Podemos), Renato Casagrande (PSB), Carlos Manato (PSL), André Moreira (PSOL), Aridelmo Teixeira (PTB) e Jackeline Rocha (PT).

Edson Ricardo
O folclórico Edson Ricardo que é presidente regional do Partido Gay Valorizado – PGV disse que vai prorrogar sua participação nas eleições estaduais, e que vai organizar melhor o seu partido, para em 2022, disputar o governo do Estado. Edson disse que está com o celular (27) 99831.4371 ligado as manifestações de apoiadores para sua campanha de tornar o PGV uma realidade, com o slogan “estamos sempre na frente”.

Pesquisa dia 18
A disputa ao Palácio Anchieta que é a mais visada este ano, pela quantidade de candidatos, e ao mesmo tempo pela ausência do governador Paulo Hartung (MDB), poderá trazer surpresas na sua primeira pesquisa oficial do ano, que acontece no próximo sábado dia 18.

Palanque do Bolsonaro
O palanque da campanha de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República no Espírito Santo, vai ser disputado a tapa.

Senadores definidos
Tem uma “mãe Dinah”  revelando que os senadores eleitos serão os senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB).

Mudanças
Os entendidos em políticas dizem que as bancadas, federal e estadual, do Espírito Santo vão ter mudanças bruscas, onde até quem nunca ganhou eleição, vai surpreender.

Potência
“A única potência eleitoral deve ser o merecimento do candidato.”(Joaquim Manuel de Macedo)

Quarta-feira nacional
Amanhã, dia 15, termina o prazo dos registros de candidaturas à presidência. O bafafá vai ficar por conta do registro de Lula. Nos arredores de Brasília já há acampamentos de pessoas que irão adentrar na Capital da República no dia 15. Será, ninguém duvide, o principal ato político da semana. Ou seja, goste ou não, o fato é que Lula, mesmo preso, continua pautando o debate, até porque é, ainda, o primeiro colocado nas pesquisas.

A candidatura de Lula será impugnada pelo Ministério Público eleitoral, e o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral – TSE (entre prazos para impugnação e defesa) deverá se dar aproximadamente no dia 11 de setembro. Até lá, a pergunta que fica é se Lula poderá aparecer no programa eleitoral como candidato. Isso porque, fatalmente o MP irá, ao impugnar, pedir cautelarmente que ele seja proibido de aparecer como candidato. O relator, ainda a ser escolhido por sorteio, poderá decidir.

O fato é que tão logo o TSE defina, o que, como se disse, será na primeira quinzena de setembro, deverá haver recurso ao STF. Existindo cautelar para suspender os efeitos da decisão do TSE, coisa que não é incomum, Lula ficará constando na urna eletrônica como candidato, uma vez que o prazo para o TSE programar as urnas com os nomes dos candidatos é dia 17 de setembro. Enfim, se tudo isso acontecer como se prevê, em 19 de setembro, na plenária desse dia, a 18 dias da eleição, o STF fulminará as pretensões de Lula. Quem viver, verá.

Constituição – 30 anos
Ao encerrar o 8º Congresso Brasileiro de Sociedades de Advogados do SINSA, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal-STF resgatou as vitórias da Justiça e da democracia brasileira nos últimos 30 anos. “Em menos de uma geração, nós derrotamos a ditadura, nós derrotamos a hiperinflação e nós obtivemos vitórias importantes sobre a pobreza extrema”, pontua o ministro.

Redução de processos
O número de processos em tramitação no Supremo Tribunal de Justiça – STJ diminuiu 11% em 2017 em relação ao ano anterior. A redução se deu após a presidente da Corte assinar ato que criou uma força-tarefa de servidores que atuou em 13 gabinetes de ministros e produziu 24 mil minutas de decisões em apenas 16 meses de trabalho.

Lei Maria da Penha
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), realizará no dia 17 de agosto de 2018, o “VI Encontro Estadual sobre a Lei Maria da Penha: violências contra as mulheres e as interfaces com a saúde”, em Vitória.

O encontro terá a presença da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, que falará dos “Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres na perspectiva de gênero”; e da doutora em Saúde Pública e mestre em Psicologia Maria Angélica Carvalho Andrade, que ministrará a palestra “Violência obstétrica em debate”. As promotoras de Justiça do MPES Sueli Lima e Silva e Inês Thomé Poldi Taddei serão as debatedoras do encontro.

Combate à Corrupção na Serra
A lei que cria a Subsecretaria de Combate à Corrupção foi sancionada pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos, e publicada no Diário Oficial dos Municípios na última semana. Essa lei faz parte do projeto de reestruturação da Controladoria Geral do Município, que, entre outras, inclui a criação da Subsecretaria de Transparência e Combate à Corrupção e da Diretoria de Gestão de Resultados. Para isso, serão contratados 20 novos auditores de controle interno. Eles serão escolhidos por meio de concurso público, e vão atuar na área de fiscalização em auditoria, gestão de resultados, contas de governo, transparência de acesso à informação e no combate à corrupção.

“A prefeitura contratará ainda neste semestre a banca organizadora que realizará este concurso”, informou a Controladora Geral da Serra, Magaly Nunes. A Serra é o primeiro município do Espírito Santo a realizar o Projeto de Fortalecimento e Reestruturação Organizacional do Controle Interno do Poder Executivo, em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Greve da PMES
O documentário “Sem Saída” será lançado na OAB-ES, nesta quarta (15), com relatos de familiares de vítimas da violência durante a greve da PM, em fevereiro de 2017.

veiculos de majesliMajeski devolve veículo durante período de campanha
O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) oficializou nesta terça-feira (14) a devolução do carro oficial ao setor de transportes da Assembleia Legislativa – Ales, durante todo o período de campanha eleitoral. O carro, que é alugado com recursos públicos, não será utilizado até o dia 8 de outubro. Desde o início do mandato, o gabinete do deputado utiliza o veículo para atividades obrigatórias relacionadas ao trabalho da Ales, devolvendo-o durante todos os recessos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas