Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Demências em idosos: aprenda a identificar os primeiros sintomas

Envelhecer e com isso passar a ter um cenário de vida com algumas limitações tem sido visto como um caminho natural e que pode fazer parte da oportunidade de se viver mais. Entretanto, considerar algumas mudanças de comportamento do idoso como normais para a idade sem tomar providências não é a atitude mais adequada para garantir o bem-estar na velhice.

O alerta é do psicólogo Gustavo Souza, da Jequitibá Residência Assistida, que orienta familiares e cuidadores a não subestimarem sinais como esquecimento, agitação e recusa de fazer as atividades comuns do dia a dia. Isso porque esses podem ser os primeiros sinais das demências, muito comuns na faixa etária após os 65 anos.

A demência não é uma doença. É um termo que se refere a um grupo de sintomas caracterizados pela redução da função cerebral que implica, principalmente, na perda de memória, redução da capacidade cognitiva, ausência de autonomia, limitação da linguagem e mudanças de comportamento. “Grosso modo, as demências se desenvolvem quando partes do cérebro que são responsáveis por aprendizado, memória ou linguagem são afetadas por alguma doença, como Alzheimer, multienfartes cerebrais, degeneração e morte das células do cérebro, entre outras”, explica.

O ideal, de acordo com Gustavo, é buscar o quanto antes uma avaliação multiprofissional, inicialmente com o geriatra, que poderá encaminhar para o neurologista e o psicólogo para fechamento do diagnóstico clínico e início do tratamento. Isso porque, apesar de não terem cura e serem progressivas, as demências de maneira geral podem ter seu avanço retardado com medicações e terapias, aumentando assim a qualidade de vida do idoso.

Como lidar
Outro aspecto importante, segundo o psicólogo, é saber como lidar bem com o idoso que começa a apresentar sinais de demência. “Surgem falhas de memória recente, agitação, mudança de hábitos como o horário de dormir, manifestação de comportamentos inapropriados e dificuldades para falar, realizar tarefas, coordenar movimentos, identificar a hora, o dia da semana, o local e as pessoas. Todo esse quadro, muitas vezes, é de difícil entendimento para familiares e cuidadores, mas a atitude adequada é fundamental para o tratamento e a manutenção de um relacionamento sadio entre eles”, explica Gustavo.

O psicólogo dá algumas dicas de como agir:

  • Idosos não se tornam crianças novamente, portanto não devem ser infantilizados em seus relacionamentos.
  • Idosos não estão em fase de aprendizagem, ou seja, algo dito hoje não será necessariamente assimilado amanhã. Ele voltará a perguntar as mesmas coisas cada vez mais e é preciso paciência, pois irritações causam desgastes emocionais que abalam a parte cognitiva do paciente.
  • Quando um familiar ou cuidador estiver impaciente, o ideal é substituí-lo momentaneamente ou em determinada tarefa durante a qual o idoso apresenta resistência em executá-la. Por exemplo, alguns idosos não aceitam tomar banho ou comer com um determinado filho, mas o fazem bem com outro.
  • Idosos com demências se sentirão mais tranquilos se tiverem uma rotina de atividades. Por terem a noção de espaço e tempo prejudicada, ter uma agenda semanal com horários para acordar, tomar o café da manhã, realizar exercícios físicos, almoçar, ver televisão, passear, jantar, dormir, etc. ajudará a dar segurança.
  • Fruto do quadro de demência, os idosos costumam se recusar a tomar banho, trocar a fralda, entre outras tarefas. Não bata de frente com ele. Dê um tempo e tente novamente, peça para outra pessoa assumir. Busque alternativas pacientemente para evitar desgastes.
  • O fim da tarde provoca uma alteração hormonal que começa a preparar o corpo para o descanso. Nos quadros de demência, essa mudança muitas vezes causa medo, insegurança e agitação. Muitos buscam fechar as janelas de casa, por exemplo. Não discuta ou se irrite com ele. Deixe-o expor sua necessidade e depois, aos poucos, vá mostrando que está tudo tranquilo e que as janelas precisam ser reabertas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas