Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Delegada assume o comando da Polícia Civil capixaba

Laureen Bessa – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/01/14/1_chefe_da_policia_civil_gracimere_soeiro__dayana_souza__4_-109123.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'54b6964e86de7', 'cd_midia':109108, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/01/14/chefe_da_policia_civil_gracimere_soeiro__dayana_souza__4_-109108.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '500', 'cd_midia_h': '331', 'align': 'Left'}Pela terceira vez na história do Estado, uma mulher assume o mais alto posto da Polícia Civil (PCES). O cargo de chefe de polícia foi dado à delegada Gracimere Soeiro Gaviorno, em substituição ao delegado Joel Lyrio Junior. O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), André Garcia, apresentou ainda mais dois nomes que ficarão à frente do Corpo de Bombeiros e da Subsecretaria de Inteligência. O anuncio aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em Vitória.
O comando geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-ES), que era do coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Junior, passou para o coronel Carlos Marcelo Disep Costa, que atuava como coordenador Estadual de Defesa Civil. Deixando a Superintendência de Polícia Especializada, o delegado José Monteiro Júnior comanda agora, a Subsecretaria de Inteligência da Sesp.
Segundo o secretário, as mudanças são naturais e normais durante a alternância de gestão. Garcia disse ainda que acredita nas escolhas feitas para dar continuidade aos trabalhos de redução à criminalidade no Estado. “Não é um trabalho fácil, são diversos desafios a serem cumpridos, mesmo com as limitações da gestão pública. Mas estamos implantando ações, ampliando os esforços, para obter cada vez mais melhores resultados e estamos com tudo para dar certo”, declarou.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/01/14/1_chefe_da_policia_civil_gracimere_soeiro__dayana_souza__3_-109121.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'54b6964e16086', 'cd_midia':109107, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/01/14/chefe_da_policia_civil_gracimere_soeiro__dayana_souza__3_-109107.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '232', 'align': 'Left'}Entre as prioridades da nova delegada-chefe da PCES, Gracimere Gaviorno, está a meta de redução dos homicídios, melhoria na qualificação dos policiais civis e a prevenção de casos de violência contra a mulher. “Nós não vamos esmorecer no combate à violência feminina. Seja ela na violência de um cunho menor, como lesões corporais e violência doméstica, mas também com relação aos homicídios. Vamos estudar a motivação destes homicídios e estudar se eles estão relacionados a outros crimes”, contou.
Além disso, Gracimere pretende aproximar as unidades regionais da população e integrar a comunicação interna entre as bases territoriais às delegacias especializadas, com intuito de prestar um melhor atendimento e resolução dos casos.
Gracimere Gaviorno ingressou na PCES há 20 anos como papiloscopista e em 1999 passou no concurso para delegada. Enquanto delegada, esteve na Delegacia da Mulher de Colatina, Delegacia da Mulher da Serra, Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia de Defraudações e Falsificações, entre outras unidades especializadas e regionais. Atualmente, era superintendente de Polícia Técnico-científica.
Duas outras mulheres já haviam chefiado a Polícia Civil no Estado. Almerinda Saué, entre 1996 e 1997 e depois em 2002, e Selma Couto entre 1999 e 2001 e 2003 a 2006.
A escolha de Gracimeri não foi indicação da categoria. No final do ano passado, o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Estado realizou uma eleição que indicou o nome de Júlio César Oliveira para assumir a chefia do PCES. De acordo com Garcia, o nome indicado pela classe foi estudado, mas a opção tomada seguindo outros critérios.
“Toda sugestão foi bem-vinda, ainda mais da categoria, que tem todo o interesse que a gestão seja a melhor possível. O nome indicado é de muito peso e muito importante na história da Polícia Civil, porém a escolha recaiu em uma visão de gestão de polícia, sobe nosso ponto de vista, é a mais adequada neste momento”, explicou.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/01/14/1_comandante_geral_do_bombeiros_coronel_marcelo_disep_costa__dayana_souza__2_-109124.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'54b69650b664c', 'cd_midia':109113, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/01/14/comandante_geral_do_bombeiros_coronel_marcelo_disep_costa__dayana_souza__2_-109113.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '232', 'align': 'Right'}Comandante já foi corregedor
Já o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Disep, está corporação há 27 anos, e atuou como comandante de batalhões e corregedor, ele estava no posto de coordenador Estadual da Defesa Civil.
Para Disep, o foco estará na prevenção e preparo no atendimento em períodos de desastres. “Vamos melhorar nosso serviço à população, no sentido operacional e de prevenção. Vamos continuar desenvolvendo o trabalho que já fazíamos na Defesa Civil. Equipando e preparando os municípios para a proteção em suas defesas”.
O delegado Monteiro, que assume a Subsecretaria de Inteligência da Sesp, é de suma importância manter o alto padrão de resultado, melhorando a integração entre as polícias. “Todos nós estamos desenvolvendo ações de apoio e união dentro de uma gestão integrada, isso é de fundamental importância para se fazer um trabalho coeso e com bons resultados. Espero que o nosso resultado venha beneficiar a população capixaba”, frisou.
Com os anúncios, o ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros Edmilton Aguiar será o novo corregedor da corporação. O ex-delegado-chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio, ainda terá um novo cargo divulgado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas