Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Defesa Civil monta posto de comando para monitorar ocorrência das chuvas

Avenida Vitória, em frente ao IFES
Avenida Vitória, em frente ao IFES, na tarde da última quinta (8)

A Defesa Civil Estadual estabeleceu um posto de comando para monitorar de perto todas as informações e ocorrências causadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado.

O Governador Paulo Hartung se reuniu na manhã desta sexta-feira (9), no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, em Vitória, com secretários e representantes da Defesa Civil Estadual, órgão integrante dos bombeiros, para definir ações de trabalho enquanto as chuvas permanecerem.

 Ficou estabelecido que, com aumento das chuvas e evolução de casos, será ativado o Plano Estadual da Defesa Civil, que acionará órgãos específicos para atenderem às demandas. E para qualquer alerta de risco, principalmente em relação às encostas e aos deslizamentos de terra, aconselha-se aos moradores que saiam de casa e procurem local seguro.

Paulo Hartung acompanhou o relato das ações do Corpo de Bombeiros e pediu para que as demais secretarias e autarquias fiquem atentas para atendimentos de possíveis pedidos, no sentido de melhor auxiliar a população capixaba. Frisou ainda que foram solicitadas ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) medidas para melhorar o fluxo do trânsito ao longo desses dias de chuva.

“Estamos muito preparados. O Estado tem uma estrutura muito bem montada há anos para enfrentar esses desafios. Em parceira com os municípios, estamos articulados e acompanhando o passo a passo dos trabalhos”, ressaltou o governador.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, informou que a corporação está de prontidão, bem como a Defesa Civil Estadual, e que conta com ações dos municípios para evitar maiores problemas.

“Nós estamos acompanhando desde o dia de ontem (8) as chuvas, vendo a intensificação delas. Tivemos pontos de alagamentos na Grande Vitória e a maré alta auxiliou. Todos os quartéis estão de prontidão para atender às demandas. Nosso braço operacional, a Defesa Civil, evoluiu o nível de atenção para o Alerta Máximo, para que a gente possa, em caso de eventualidade chamar nosso Plano Estadual de Defesa Civil, havendo total preparo se precisarmos dar o retorno à população em situações extremas”.

O responsável pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, fez coro ao comandante-geral dos Bombeiros e destacou que, ao longo de 24 horas, foram atendidas 84 ocorrências.  “Devemos ressaltar que os pontos de alagamento já foram reduzidos”, frisou Cerqueira.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas