Dólar Em alta
5,160
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,160

De volta à China

As vezes fico passando as coisas a limpo e me deparei com uma coluna que escrevi aqui em 06.01.2009, sobre a China e o que ela nos esconde através de suas cortinas de bambu, a enervante miséria de um povo que não pode reagir, mas que vive em conflitos por liberdade.

Agora, que o governo Trump pretende romper com o acordo climático de Paris, pelas inconseqüências impostas ao despreparado Barack Obama, os ambientalistas se voltam contra ele, numa campanha infernal, querendo derrubá-lo do poder. E os chineses também?

O comentário escrito aqui sobre a China está tão atual como ontem e continuará assim por muitos e muitos anos.

Futuro da China –

Nós brasileiros, ao invés de nos preocuparmos com o nosso desenvolvimento, como educar a sociedade, onde 72% não sabem decifrar o que leram em três linhas, alinhavam um monte de tolices sobre o desenvolvimento da china e acham que está perto daquele povo alcançar as liberdades democráticas.

A China está com mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes onde, mais ou menos 900 milhões, vivem na mais extrema miséria, numa humilhante dependência da caridade.

Quem vai a China passar meia dúzia de dias, ver as maravilhas das vitrines de Pequim, Xangai e outros centros, a muralha, não pode avaliar o que se esconde por trás das cortinas verdes, plantadas às margens das rodovias, onde estão escondidas as mais enervantes e repugnantes favelas.

O povo chinês jamais alcançara sua liberdade. Se tal fato acontecer, por um milagre de seja lá quem for, a grande nação de dividirá em meia dúzia ou mais de países. Para se ter uma idéia, hoje ocorrem por ano, em torno de 80 mil (oitenta mil, mesmo) conflitos armados nos mais variados pontos do país, sufocados com morte, pelo Exército e demais autoridades policiais.

O chinês pode aparecer, aparentemente, um pacífico, tolerante, incapaz de reação, mas ele enfrenta o perigo com profunda naturalidade, sem muito medo das autoridades. Infelizmente, são desprovidos de armamentos. Lá, quem usa armamento é fuzilado, como acontece em Cuba e acontecia na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Vejam, o que aconteceu com a Rússia depois do desaparecimento do socialismo! Ocorreu uma debandada geral, todos países satélites voltando à independência anterior, embora contrariando a vontade da nova Rússia “democracia”, com Putin e outros aventureiros que tomaram o poder de assalto.

A China domina seu povo com punho de ferro. Até ontem o país com seis milhões de anos de tradição não tinha um sistema de política trabalhista, previdenciário, de saúde, nada! Tudo é à base do empirismo. Com a recente abertura de exportações, a arte de copiar produtos estrangeiros de forma rudimentar, foi que despertou à China para estabelecer um sistema primário de controle trabalhista e previdenciário, assim mesmo embrionários, onde uma imensa população ganha meios de um dólar por dia.

Ordinariamente essas pessoas que vão à China em missões oficiais, com todas despesas pagas pelo Governo, se aboletando nos melhores hotéis, não vêm falando a verdade, pensam que uma simples viagem ao distante país faz com que uma pessoa fique mais inteligente.

Se nesses mais de quatro mil anos de sociedade agrupada a China não se transformou num formidável centro de desenvolvimento, como isso vai acontecer agora?

 Infelizmente certas pessoas escrevem aleatoriamente sem buscar fundamentos sobre as raízes da história e criam uma atmosfera de delírios, como se os chineses fossem os futuros donos do mundo. Tomara que não….

Uchôa de Mendonça
Uchôa de Mendonça
A partir de hoje, aqueles que desejarem perder seu tempo e conhecer melhor as idéias de Uchôa de Mendonça, irá encontrá-lo por aqui, direto e franco, sempre pela direita e pela frente. Uchôa de Mendonça começou a trabalhar em jornal aos 5 anos de idade, em São Mateus, vendendo o Jornal O Norte, de propriedade do seu pai e, aos sete anos, já trabalhava como impressor e, com dez anos, já escrevia tópicos para a página policial.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas