Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

De Biase: só a cara é de menino, tenho maturidade para atender Agricultura da Serra

Gustavode BiaseQuem viu Gustavo De Biase em sua estreia ousada na política capixaba, em 2012, se surpreende com a postura e o tom da voz. Aos 29 anos o atual secretário de Agricultura e Saneamento Básico da Serra, fisicamente se difere pouco do jovem de 24 anos que tentou ser prefeito de Vitória há cinco anos. Mais firme e cheio de responsabilidade ele assumiu a pasta na cidade serrana com o peso de ser presidente estadual de um partido e de mostrar que a cara é de menino, mas a responsabilidade e convicção são de um político comprometido.

De Biase assumiu a secretaria em 1º de agosto e garante que não decepcionará o prefeito Audifax Barcelos, ambos são filiados ao Rede, e à população. “Fiquei muito honrado com o convite do prefeito Audifax, pela confiança. Sou o secretario mais jovem da Grande Vitória com um desafio e excelente oportunidade para mostrar serviço de qualidade para mais de meio milhão de pessoas que moram no município de Serra. Eu assumi uma pasta que tem um aspecto muito amplo e já fiz profundo diagnóstico do que vinha sendo desenvolvido e quais ações poderei fazer daqui para frente”, destacou.

A secretaria é de agricultura, agrotusimo, aquicultura, pesca e saneamento, e para atender às diversas demandas destas áreas já iniciou visitas às propriedades rurais pessoalmente, agendou encontro com associações de pescadores e definiu ações de curto prazo. “Temos mais de 800 agricultores cadastrados e o desafio das estradas que ligam as propriedades uma das outras: vamos ampliação a sinalização delas e na estrada de Muribeca, que recebe fluxo de caminhões que “furam” a fiscalização e a PRF, vamos fazer um entrocamento para impedir que caminhões com cargas acima de 15 toneladas passem”, pontuou. No agroturismo a meta é ampliar a agricultura familiar aumentando o consumo de merendas agroecológicas nas escolas com fornecimento de produtores serrano. E ainda promover festivais para convidar capixabas de todo estado e a própria população da Serra e conhecer e aproveitar os quatro circuitos de agroturismo.

No que se refere a aquicultura, além de um roteiro de exposições por todo o estado, em parceria com o Incaper, a revitalização das lagoas é o maior compromisso. Na Juara, especificamente ele quer que ela volte a ser a maior produtora de tilápia do Estado. “Vou dar sequencia na recuperação das lagoas localizadas na Serra. Vamos procurar parcerias privadas para isso”, destacou.

Para concluir, inicialmente, sua missão na secretaria, Gustavo De Biase diz que já começou a fiscalização das obras da PPP (parceria público-privada) Serra Ambiental, responsável pelo tratamento de água e esgoto. Outra preocupação é com relação à drenagem, cuja meta é uma PPP e intensifica a fiscalização. “Hoje tem mais de 20 mil pontos factíveis, que têm caixa coletora mas o morador não está ligado a ela. Vamos ter sensibilidade para entender os motivos, fazer ações de conscientização, tarifa social, e, também, iniciar as notificações. Começando por quem tem mais, como as grandes empresas, para, em breve, a Serra ter 100% dos imóveis ligados a caixa coletora. Hoje quase 80% do esgoto é tratado”, garantiu o secretário.

Formado em Assistência Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, ele destaca que se preparou para gestão pública. “Minha formação é muito voltada para politicas sociais, para não trabalharmos por favor ou caridade, mas pela garantia do direito. É nesta perspectiva que eu trabalho. Fui servidor efetivo da prefeitura de Vitória, concursado, fui diretor de benefícios previdenciário no Instituto de Previdência da Serra, assessor parlamentar do deputado Marcos Bruno e subsecretário de Esportes de Vitória. Estou preparado para a Secretaria de Agricultura da Serra”, afirmou.

audifax e gustavoRede Solidariedade
O Espírito Santo é, proporcionalmente, o estado brasileiro onda a Rede Solidariedade mais tem crescido. De acordo com Gustavo De Biase, cujo cargo oficialmente é presidente estadual, mas se apresenta como o “porta-voz” do partido, o objetivo é uma mais longe.

Nas eleições de 2018 a meta é eleger pelo menos um deputado federal, três estaduais e um governador e/ou senador. Ele não esconde que irá concorrer, mas diz que o cargo ainda está indefinido. No pleito de 2016 ele foi eleito segundo suplente do deputado federal Paulo Foletto (PSB).

“Dentre as nossas metas para 2018 são as chapas para deputado federal e estadual, e ter um nome compondo a majoritária, com Audifax nosso pré-candidato. Hoje a prioridade é ter um palanque para Marina (Silva) em todos os estados. Quanto a mim, sou partidário e estou á disposição para qualquer missão que o partido me der”, destacou. Atualmente o Rede tem no estado 40 diretórios municipais, a estadual, 12 vereadores, um deputado estadual e um prefeito.

Questionado sobre a postura de Marina diante dos acontecimentos mais importantes da política nacional recente – Operação Lava Jato, impeachment de Dilma, Governo Temer -, Gustavo é só elogios. Diz que a ex-senadora, ex-deputada federal e estadual e candidata a presidente da República por dois pleitos, não se omitiu. E que a ela falta o que outros políticos têm: poder econômico.

“A Marina, diferente de outros atores em evidencia, não tem mandato desde 2010, não tem palanque ou tribuna permanente como outros. Ela não é dona de meio de comunicação e se posicionou fez nas redes sociais dela. Marina não tem estrutura de recursos que se compare aos adversários, e isso dificulta. Mas tudo Marina se posiciona, como ela pode”. Então houve falha da militância? “Tentamos, mas hoje existem programas pagos de outros partidos para descontruir a imagem dela. Espero que consigamos reverter esta situação na campanha eleitoral“, justificou.

Gustavo De BiasePSOL X Rede
A estreia de Gustavo De Biase na política foi com filiação ao PSOL. Segundo ele, sua saída não foi só para acompanhar a então grande líder do partido, Heloísa Helena, mas, pois, como ela, entendeu do a sigla se perdeu nos ideais.

“Entrei na militância pelo PSOL, fui presidente  do partido em Vitória, entretanto alguns setores internos estão mais preocupados com disputas internas do que da sociedade. Sei que é partido sério, mas é necessário ampliar o debate para além da classe média e chegar a toda população. Esta é a diferença essencial. A Rede não tem um formato engessado, não somos da verdade e queremos construí-la até com quem pensa diferente. Maior motivo para se filiar a um partido é mudar a vida das pessoas. Se você não consegue fazer isso e não tem tipo de entendimento de como buscar isso, vira um hobby. A política é a arte de trabalhar para pessoas e pela vida, com diálogo”.

Com apenas 29 anos, o político ainda segue ouvindo críticas e questionamentos à sua capacidade de assumir cargos, como o atual, de secretário na cidade da Serra. Para ele, isso é apenas um impulso para fazer mais e melhor. “As criticas que me fazem, me motivam. Adoro quando me chamam de “garoto” ou “menino”. Que continuem. Se com 21 anos fui capixaba do ano, com 24 candidato mais jovem a prefeito e me destaquei, com 28 fui eleito suplente de deputado federal – do deputado Paulo Folletto – com 29 sou secretário de uma pasta de relevância na maior cidade do Estado, isso quer dizer que quando eu for considerado adulto, vou dar trabalho para quem me chama de menino”.

E finalizou: “Quando eu era um menino de 16, queria dar pão a pessoas na rua, porque achava que assim eu ajudaria elas a ter dignidade. Quando entrei na Universidade (Ufes), vi que poderia, na política, fazer mais por mais pessoas. Hoje, na gestão, estou como um secretário de uma grande cidade podendo fazer algo de bom para centena de milhares de pessoas para dar mais dignidade a elas. Na minha cabeça na da mudou, continuo lutando pela vida e pela dignidade humana, só que agora com mais ferramentas. Vi que com um cargo eletivo eu poderia fazer mais e objetivo bem definido: que é ampliar cada vez mais a influencia na vida das pessoas de forma positiva”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas