Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Cuidados com conservação de remédios reduzem risco de intoxicação

remedios-3027-5140bafe37a72O velho costume de manter uma “farmacinha” em casa já ajudou muita gente na hora da emergência. No entanto, há quem desconheça a forma correta de guardar os medicamentos, procedimento que pode evitar problemas para a saúde.

Além de observar a data de validade dos remédios, é preciso estar atento a alguns fatores, como a temperatura. “Os medicamentos devem ser mantidos em local seco e arejado. Os produtos têm de ser armazenados separadamente dos cosméticos e dos produtos de limpeza, entre outros”, explicou o farmacêutico Marcos Dolabella, da Farmácia Mônica.
Marcos também alerta sobre a organização. “Ao guardar a bula e o remédio, verifique se estão sendo acondicionados na caixa correta. Evite comprar o medicamento e deixá-lo no carro enquanto faz outras coisas. Como moramos em um país tropical, a temperatura no interior do veículo fica muito alta, o que pode estragar o produto”, destacou.
Ele ressaltou ainda que nenhum medicamento deve ser utilizado sem a avaliação do médico, pois a automedicação pode trazer complicações.
Vale lembrar que, medicamentos nunca devem ser descartados pelo vaso sanitário e também não podem ser jogados no lixo. O ideal é que sejam entregues na Vigilância Sanitária municipal ou em algum posto de coleta.
Como existem diversos tipos e formas de medicamentos (líquido, comprimido, pomada etc.), o consumidor deve observar as especificidades de cada um. Confira abaixo algumas dicas:
Como conservar

– Medicamentos em cápsulas e comprimidos: a maioria dos ativos é sensível à luz. Por isso, é importante manter o medicamento em sua embalagem original, longe da luz e da umidade. O ideal é colocar o produto em local seco e em prateleiras afastadas das paredes, e nunca o guardar no armário do banheiro (local úmido) ou cozinha (por causa do calor), como em cima da geladeira.

Os comprimidos precisam ser desprezados se estiverem quebrados, faltando partes, desmanchando ou esfarelando. Nas cápsulas, deve-se verificar se existem manchas na superfície, o que indica deterioração do medicamento. Também é importante examinar a existência de cápsulas vazias, com rachaduras (trincadas) e ou pegajosas, o que indica excesso de umidade.

– Pomadas e cremes: conserve o produto em sua embalagem original, longe da luz e da umidade. Leia atentamente o rótulo, pois alguns medicamentos precisam ser guardados na geladeira, para evitar oxidação e manter a estabilidade do produto. Também é fundamental observar se o mesmo apresenta partes com coloração e consistência diferentes e se está ocorrendo separação das partes líquida e sólida.

– Xaropes e medicamentos líquidos: devem ser armazenados longe da umidade, luz e calor. Os frascos de xaropes precisam ficar fora do alcance de crianças, que podem ser atraídas por seu sabor agradável e sofrer intoxicações.

Os antibióticos líquidos também merecem cuidados especiais. Alguns deles, depois de preparados, devem ser armazenados no interior da geladeira. Além disso, não podem ser re-utilizados, pois estragam após certo período de preparo.
O soro fisiológico, quando guardado de maneira incorreta, pode causar alergias. O ideal é que seja armazenado no interior da geladeira, uma vez que na porta a temperatura sofre variações. Depois de aberto, o soro só pode ser guardado por, no máximo, 14 dias.
– Soluções injetáveis (ampolas, frascos etc.): é preciso evitar a exposição à luz solar e à umidade e também observar a presença de partículas sólidas no líquido, vazamentos e qualquer coloração anormal.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas