Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Crescimento da indústria automotiva em 2017 aumenta geração de empregos

industria aumotveisO ano de 2018 começa com otimismo para o setor nacional de automóveis. Com mais de 2,24 milhões de carros vendidos em 2017, a indústria brasileira de veículos terminou o último ano com um crescimento de quase 10% no volume de vendas, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Com os dados positivos, mais de oito montadoras residentes no Brasil anunciaram aumento de investimento no setor. Segundo Fábio Santorio, gerente-geral da Vitoriawagen, a melhoria das vendas no setor representa uma recuperação para a economia como um todo. “Os mercados estão diretamente ligados, com o aumento da demanda de vendas, há um crescimento automático na cadeia produtiva daquele bem”, comemora.

Dentro do próprio setor esse impacto já pôde ser percebido. Em 2017, somente no mês de agosto, com o aumento da produção, a indústria automobilística contratou 1.107 funcionários e suspendeu programas de redução de jornada de 6.084 trabalhadores.

Aumento de empregos

O gerente-geral da Vitoriawagen explica, ainda, que esse efeito vai além do setor produtivo. “É possível perceber também um aumento de vendas e nos serviços ligados ao automóvel. É mais gente trabalhando para produzir o carro, vender o produto, profissionais para serviços de emplacamento, instalação em oficinas, mais gente no segmento de autopeças, e por assim vai”, detalha.

Além disso, com a melhora da renda da população e crescimento dos empregos formais, o crédito fica mais acessível. Isso torna a aquisição de bens duráveis como automóveis, eletrodomésticos e eletrônicos consideravelmente mais viável, impulsionando por sua vez, outros setores da economia.

É o caso das corretoras de seguros. Atualmente, a maioria dos compradores contrata o seguro imediatamente após a compra do veículo. Dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais confirmam que de janeiro a agosto de 2017, os seguros de automóveis registraram alta de mais de 6%, com arrecadação superior a R$ 22 bilhões.

Otimismo em 2018

De acordo com especialistas, a expectativa para 2018 é que o índice cresça ainda mais, representando um aumento de 15% nos novos licenciamentos. Santório acredita no aumento também no estado. “No Espírito Santo, o crescimento deve ser acima dos 10%”, indica o gerente. Essa previsão já vem se concretizando, em janeiro a venda de carros apresentou crescimento de 23,14% na comparação com o mesmo mês de 2017.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas