Ainda um caçula no futebol brasileiro, o Porto Vitória Futebol Clube (PVFC), do Espírito Santo, já rompeu as fronteiras do país. Nesta terça-feira (14) o ex-craque francês, Frédéric Kanouté, estará em Vitória para selar a parceria entre o clube e sua empresa, a 12 MANagament, o que será a primeira empreitada da consultoria esportiva em solo brasileiro.

Um dos maiores jogadores da história do Sevilla, com 138 gols em 285 jogos, o ex-atacante fundou a sua consultoria esportiva em 2014, mesmo ano em que o Porto Vitória iniciou suas atividades. Os consultores, inclusive, já trabalharam com grandes equipes, como o PSG e a UEFA e estão, agora, auxiliando clubes internacionais de primeira linha, como o Red Bull Salzburg, Lyon e Beijing Guoan.

Terceiro clube no mundo a receber a consultoria de Kanouté na formação de jovens talentos, o Porto Vitória trabalha com categorias de base no Espírito Santo, investindo em um trabalho diferenciado de gestão que já possibilitou a revelação de atletas do Estado para grandes times nacionais como Vasco, Flamengo, Cruzeiro, entre outros.

“Nossa boa estrutura chamou a atenção do Kanouté, sendo que nossos contatos foram iniciados por intermédio de uma pessoa em comum. Foram dois anos de conversas e, no ano passado, ele levou um atleta nosso, o Érik Rocha, que hoje está na Ponte Preta (Sub-20) para os times europeus Gent e Málaga. Desde então, nosso contato passou a ser mais profissional”, relembra o presidente do Porto Vitória, Vinícius Coelho.

O craque francês pontua que o clube capixaba tem a mesma filosofia que a 12 MANagament de desenvolver jogadores jovens. “A 12 MAN trabalha para o desenvolvimento de jovens em algumas academias de elite na África. Então, decidimos conhecer o Porto Vitória e discutir uma parceria com eles. Percebi que Vinícius e seus colegas já fazem um trabalho incrível e profissional, o que me deu mais vontade de trabalharmos juntos”, disse Kanouté.

Ainda sendo iniciada, a parceria firmada nesta temporada já rende frutos para os jovens do clube. O centroavante Caio Cruz, de 15 anos, iniciou neste mês de novembro uma série de testes no Red Bull Salzburg, da Áustria. Para o atleta, esta é uma oportunidade de deslanchar na carreira.

“Foi isso que sempre quis e sempre busquei desde criança, é um sonho que estou vivendo. O estilo de jogo é bem diferente do que já estou acostumado no Brasil, mas já estou conseguindo me adaptar rapidamente. O futebol europeu tem uma forma diferente de jogar. Jogam mais rápidos, mais toques, mais coletivo e bem mais pegado”, comenta Caio.

Porto Vitória
Fundado em 2014, o Porto Vitória conta, atualmente, com 100 atletas, sendo 30 em cada categoria (sub-13, sub-15 e sub-17), além de 10 atletas com idade entre 12 e 17 anos que ficam em avaliação. Em sua infraestrutura, o clube possui um centro de treinamento com três campos, um ginásio, quatro vestiários e área de lazer. Para preparar os jogadores para as competições e avaliações, a comissão técnica tem seis profissionais (Coordenador da Base, Preparador Físico, Preparador de Goleiro e três técnicos, sendo um para cada categoria).

Desde sua fundação, o verdão capixaba disputou cinco competições das categorias sub-15 e sub-17 no Espírito Santo, tendo levantado a taça cinco vezes nestas categorias. Também participou, em 2016, da Taça BH, uma das principais competições de base do Brasil. Primeiro time do Espírito Santo a participar do torneio, a vaga foi conquistada junto com o título do estadual sub-17.

Na busca por revelar atletas para grandes clubes, o PVFC conta com um índice de aprovação elevado. Hoje, dez jogadores descobertos pelo Porto Vitória estão atuando em times de relevância nacional: Denivys Will (Cruzeiro – MG), Natan de Souza (Flamengo – RJ), Gustavo Ferreira (Grêmio – RS), David Gomes, Victor Amorim, Marcos Paulo, Matheus Santos e Erick Rocha (Ponte Preta – SP), Matheus Cabral (Vasco – RJ), Guilherme (Atlético Mineiro – MG).

Agora, a meta é construir a categoria profissional, se classificar para as principais competições e, em dois anos, ter um atleta na Seleção Brasileira. “Com isso, a parceria com a 12 MAN se torna importantíssima. Estamos desenvolvendo um projeto para alavancar o clube”, antecipa Vinicius Coelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *