Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Coronavírus: quando a falta de ar pode indicar Covid-19?

Coronavírus: quando a falta de ar pode indicar Covid-19?Neste momento de pandemia, não é incomum as pessoas ficarem em dúvida sobre quando se preocupar com alguns sintomas. Um dos sinais mais importantes e que deve ligar nosso alerta é a falta de ar.

A pneumologista Karina Tavares explica que o desconforto respiratório é um dos sintomas mais preocupantes quando se trata de Covid-19, e que geralmente ele vem associado com coriza, tosse seca (ou com catarro) e febre. “Algumas pessoas também apresentam garganta inflamada, dores no corpo, congestão nasal e diarreia”, pontua.

Karina destaca que se a falta de ar for leve, não é preciso ir de imediato ao pronto-socorro. “É importante monitorá-la. Se ela persistir, procure uma unidade de saúde. E se, além da falta de ar, houver outros sintomas gripais relevantes, aí sim, o melhor é buscar atendimento médico”, alerta.

Ansiedade e asma

É importante ressaltar que a situação de isolamento tem feito com que se confunda crises de ansiedade com falta de ar. “Os sintomas da falta de ar causada pelo coronavírus podem ser também chiado no peito e ofegância. O normal é respirar cerca de 16 vezes por minutos. Se passar de 24 vezes, é um sinal de alerta. Pontas dos dedos e lábios roxos também são sinais importantes e pedem urgência”, diz a pneumologista.

Nesse momento de isolamento, a ansiedade pode gerar em algumas pessoas um certo desconforto respiratório, opressão no peito e a sensação de falta de ar. “Algumas pessoas acabam confundindo a angústia e a ansiedade com a falta de ar real, aquela que pode indicar Covid-19. É preciso fazer essa distinção e tentar manter a calma”, orienta a médica.

Os asmáticos também precisam ficar bastante atentos. “Geralmente, o asmático já conhece a falta de ar que sente durante as crises de asma. As crises asmáticas, normalmente, não apresentam febre, como acontece com a Covid-19”.

Se o paciente asmático fizer uso de sua medicação de rotina e a crise de falta de ar for controlada, o ideal é não ir ao pronto-socorro. “É melhor ficar em casa para não correr risco de se contaminar com o coronavírus”.

Além da ansiedade e da asma, outros problemas de saúde podem causar falta de ar ou desconforto respiratório, como bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) ou Coronariana (ICo).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas