Dólar Em baixa
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,132

Consultoria pública é aberta para votar troca da Dante Micheline por Araceli Cabrera

Uma consultoria pública aberta pela Câmara de Vereadores de Vitória na tarde da última quinta-feira (1) pede que os capixabas votem se o nome da Avenida Dante Micheline, em Jardim Camburi, deve ser alterado para Araceli Cabrera. A votação está aberta até o dia 20 de junho. Mais de 700 pessoas já participaram, e até o momento, 93,5% se mostraram favoráveis à troca.

Segundo o vereador Vinícius Simões, autor da ideia, maio é o mês que a sociedade se mobiliza mais intensamente no contra violência sexual infantil. É também quando relembra a história da Araceli Cabrera Crespo, torturada, violentada sexualmente e morta no dia 18 de maio de 1973. “Nesses cinco anos de mandato, toda vez que chegava nesse mês muitas pessoas me questionavam o porquê de manter o nome Dante Micheline. Resolvi então fazer a consulta publica e perguntar se a cidade quer a alteração do nome”.

Segundo o vereador, Dante Micheline é avô de um dos suspeitos do crime, mas não tem nenhuma relação com o caso. Dessa forma, deixou claro que o movimento não é judiciário, e cabe à justiça, não a câmara, julgar os fatos. “É claro que não é a troca comum de uma rua. Existe toda uma historia e desconforto com uma família acusada de estar envolvida em um fato muito triste. Precisamos encerrar isso, e se a cidade quiser, vamos propor a troca”.

Simões explicou que a troca do nome exige ainda uma consulta pública local com moradores, síndicos, comerciantes e outros residentes na avenida. Caso a votação online seja positiva, representantes da câmara vão ao local colher assinaturas. É preciso que 60% deles assinem o documento. “Existe possibilidade da troca sim. A consulta é uma ação para termos legitimidade para avançar nessa discussão. Se virar projeto de lei, deve ser protocolado entre julho e no máximo, até agosto. A adesão de vereadores é bem grande. Quase todos estão participando e envolvendo seus eleitores”.

Ainda segundo ele, após as assinaturas, a consulta vira um projeto de lei que tramita na câmara em cerca de dois meses. Há possibilidade de pedir a votação em urgência. A depender dos tramites, em setembro a alteração do nome já pode acontecer. O vereador informou que a família de Araceli não foi consultada quanto a troca de nome, mas que está aberto ao diálogo. O ato é simbólico, social e coletivo e representa além de uma homenagem, uma lembrança em relação a Araceli. “Isso fortalece e da força a todas as pessoas que se dedicam na luta para proteger crianças e adolescente da violência sexual. É para chamar atenção para que toda a sociedade se mobilize. Pedimos que cada um denuncie para os canais. Estado e governo sozinhos não solucionam o problema. Comunidade, igreja, professores precisam fazer o simples: denunciar. Isso pode salvar vidas”, concluiu.

No próximo domingo (4), às 9h, será inaugurado o Memorial Araceli, que fica no viaduto Araceli Cabrera Sánchez Crespo, no final da praia de Camburi. Trata-se de um mural de grafite com 1.400 metros quadrados e um jardim, urbanizados pela Prefeitura de Vitória. A pintura do mural envolveu sete grafiteiros e traz o rosto da menina e imagens de brincadeiras infantis.

O link para votação pode ser acessado pelo endereço: https://www.facebook.com/camaradevitoria/

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas