Dólar Em alta
5,173
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,173

Conselho de Saúde decide (novamente) contra fechamento de Utin no Dório Silva

Leone Oliveira – [email protected]

Em nova votação, os integrantes do Conselho Estadual de Saúde (CES) decidiram pela permanência dos 26 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) no Hospital Dório Silva, na Serra. O pleito aconteceu durante reunião do conselho, realizada na manhã desta quinta-feira (18), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, Vitória.
Em abril, o CES já havia baixado resolução contrária à transferência dos leitos para o Hospital e Maternidade Dr. Alzir Bernadino Alves (Himaba), em Vila Velha. Nesta manhã, os integrantes do conselho votaram pela manutenção da resolução.
“A Sesa fez todos seus esforços para empurrar a discussão mais para frente, mas, novamente, o conselho reafirmou a posição de manter a Utin no Dório Silva”, destacou o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde-ES) e integrante do conselho, Valdecir Gomes do Nascimento.
A Sesa informou, por nota, ontem (17), que solicitaria ao CES o prazo de pelo menos 60 dias para a apresentação por parte da equipe técnica da Sesa dos estudos para organização do atendimento em terapia intensiva neonatal na rede de atenção materno infantil.
Entretanto, segundo Nascimento, o conselho não aceitou a proposta. Além disso, ele conta que a equipe técnica do Dório Silva também esteve na reunião e apresentou dados de nascimento e onde são mais necessários leitos de UTI neonatal e todas as informações levavam ao hospital situado na Serra. “A gente não consegue enxergar e a Sesa não consegue mostrar nada que comprove a necessidade dessa mudança”, afirmou.
Agora, a Sesa tem o prazo de 30 dias para homologar e publicar a decisão do conselho em Diário Oficial. Nascimento avisa que, caso a secretaria descumpra a determinação, os integrantes do conselho pretendem acionar a Justiça para exigir que a resolução seja homologada e cumprida.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que, enquanto gestora do Sistema Único de Saúde (SUS) e coordenadora da rede de terapia intensiva neonatal, continuará no seu papel de buscar as melhores soluções para garantir o adequado atendimento às gestantes e bebês de alto risco em todo o Estado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas