Dólar Em alta
5,002
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,002

Conhece a doença do beijo? Contágio aumenta durante o Carnaval

beijoO carnaval está chegando e com ele os romances-relâmpagos de quem curte a festa na avenida ou em blocos de rua. Além de ser divertida, a paquera faz parte da folia. Mas um problema muito conhecido nessa época do ano pode surgir: a mononucleose infecciosa, também conhecida como “a doença do beijo”.

O vírus Epstein-Barr (EBV), que causa a mononucleose, é do mesmo grupo do herpes e apresenta sintomas que podem ser confundidos com uma gripe ou resfriado, com dor de garganta, febre e ínguas no pescoço. O nome popular surgiu com a forma de transmissão da doença, que acontece principalmente pelo contato íntimo e troca de saliva (gotículas de saliva soltas em conversas a uma distância pequena, tosses, espirros e até selinhos são suficientes para espalhar o vírus).

A médica infectologista e cooperada da Unimed Vitória, Rúbia Miossi, conta que, depois de ter contato com o portador do vírus, a doença pode aparecer meses após o contágio. Aparecem os sintomas clássicos como febre, dor no corpo e cansaço, que são comuns a várias doenças como gripes e doenças infecciosas. Com o tempo, os sintomas acabam desaparecendo, mas a pessoa pode eventualmente transmitir a doença se houver a reativação do vírus (por conta, por exemplo, de baixa imunidade). Em algumas pessoas, mais raros, a enfermidade pode atacar o sistema nervoso ou comprometer o fígado e o baço.

“O Epstein-Barr parece ser um vírus inofensivo, já que a maioria das pessoas nem sabe que já teve mononucleose. Mas pode trazer riscos importantes à saúde, principalmente de quem tem problemas com a imunidade”, afirma a médica.

Não existe um tratamento específico para a doença, porém um especialista pode indicar alguns medicamentos para o tratar os sintomas. Mas é importante ressaltar que, por mais que os sintomas da doença possam ser curados, o vírus EBV permanece no organismo humano por muito tempo, o que impede a sua cura.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas