Dólar Em baixa
5,198
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,198

Confira os alimentos de dezembro para incluir no cardápio

Foto: Divulgação / Pexel
Foto: Divulgação / Pexel

Com o aumento das tecnologias no campo, fica cada vez mais difícil saber qual a época correta de plantio de determinados alimentos e isso pode ser prejudicial não só para o nosso bolso, como também para saúde.

Alimentos fora de época costumam conter uma quantidade maior de agrotóxicos para manter a produção e além de mais caros, não preservam o sabor e podem gerar doenças.

De acordo com a nutricionista Giselle Guzzo Lorenzoni, os alimentos de dezembro são: framboesa, pêssego, pera, uva, coco, abacaxi, cenoura, beterraba, berinjela, abóbora, tomate, pepino, brócolis, rúcula e chicória. Os benefícios vão além do paladar.

“Os alimentos típicos de dezembro são excelentes opções para nutrir nossos corpos, pois são ricos em flavonoides, carotenoides, antocianinas e clorofila. Esses fitoquímicos são fundamentais para as defesas do nosso organismo, pois são antioxidantes e melhoram a resposta do nosso sistema imunológico, além de aumentar a longevidade celular e serem riquíssimos em vitaminas e minerais”.

Segundo a nutricionista, os agrotóxicos, no geral, aumentam o risco de câncer, causam alterações renais e no sistema nervoso e alguns chagam a diminuir a fertilidade. É preciso nos assegurar da qualidade dos alimentos e garantir a presença dos nutrientes em quantidades adequadas. Atualmente, já são registrados casos de pessoas com reações semelhantes a alérgicas, ligada ao consumo de determinadas frutas.

“Precisamos evitar o consumo dos alimentos com agrotóxicos. Estes pesticidas além de serem disruptores endócrinos, deixam o solo pobre em minerais, tornando necessária a utilização de fertilizantes em quantidades cada vez maiores. Esses são ricos em nitrogênio, que acelera o crescimento da planta, ou seja, ficam grandes, porém com menor concentração de compostos bioativos. Além disso, o excesso de nitrogênio está associado ao aumento de hipersensibilidades”.

Para evitar esses problemas é recomendado que as pessoas procurem por produtos orgânicos, que não tenham agrotóxicos na produção. Caso não consiga comprar todos os alimentos pelo preço, que costuma ser mais elevado, ou tenha dificuldade em encontrar, a nutricionista deixa uma dica. “Caso não consiga comprar todos os alimentos orgânicos, dê preferência as folhosas, batata, pimentão, tomate, morango, cenoura e o mamão orgânicos, porque essas frutas são as que costumam ter mais incidência de uso de agrotóxicos”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas