LondresEstão abertas as inscrições para participar do FameLab, um concurso de comunicação científica internacional que busca aproximar cientistas do público em geral e desenvolver habilidades de comunicação com o público. Os interessados devem enviar um vídeo, de no máximo seis minutos, contendo três minutos de apresentação em português, e os outros três em inglês, sobre o mesmo tema, para www.famelab.com.br, até o dia 28 de fevereiro.

Podem participar cientistas e estudantes de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias, fluentes em Português e Inglês – bolsistas até 30 de junho de 2018 ou data posterior, das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados da Bahia (Fapesb), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (Fapemig), Paraná (Fundação Araucária), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp) e Sergipe (Fapitec), além de bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de qualquer estado.

Também podem participar estudantes do mesmo nível e das mesmas áreas, não bolsistas, de qualquer unidade da Federação, a serem financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “O Famelab tem o objetivo de promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da abordagem de forma simples e objetiva de temas científicos no dia a dia da sociedade. Muitas vezes o pesquisador, apesar de toda sua competência e conhecimento, não consegue explicar a natureza e a relevância da pesquisa que realiza, de seus resultados e de sua importância para a população”, disse o diretor técnico-científico da Fapes, Rodrigo Ribeiro.

O concurso é realizado pelo British Council em 32 países, sendo que, no Brasil, são parceiros para a realização do concurso o MCTIC, o CNPq, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Museu do Amanhã.

Destaque

No ano de 2017, o Espírito Santo foi destaque no Programa com a capixaba Lívia Sperandio, bolsista da Fapes, bióloga e mestranda em Ecologia, que participou da final no Rio de Janeiro, chegando a vencer pelo voto popular.

Todas as apresentações da bolsista foram baseadas em sua pesquisa sobre Ecotoxicologia, que se trata da integração de substâncias tóxicas no meio ambiente, e envolveu assuntos como bioindicadores, biomagnificação e bioacumulação. “Foi muito bom participar, pois tive a oportunidade de mostrar um pouco mais do que faço no mestrado. Mas, ao mesmo tempo, foi um desafio conseguir resumir tudo em tão pouco tempo”, destacou a bióloga.

Para que os candidatos selecionados para a final pudessem melhorar suas performances, durante a última semana eles participaram de um workshop exclusivo com o especialista britânico em comunicação científica, ex-apresentador e produtor da rede de televisão britânica BBC, Malcolm Love. “Com ele tivemos um treinamento de comunicação científica, e para mim já valeu só ter chegado nesse estágio. Consegui aprender bastante, desenvolver ainda mais, e conheci pessoas novas. Para nós cientistas, que vivemos em laboratório, essa é uma experiência sensacional”, acrescentou.

Como participar

As candidaturas devem ser apresentadas por meio de um vídeo de inscrição, de no máximo seis minutos, contendo três minutos de apresentação, em português, e outros três, em inglês, sobre o mesmo tema. O vídeo deve ser enviado pelo endereço www.famelab.com.br até o dia 28 de fevereiro e será aceita uma única inscrição por candidato. Serão avaliados como critérios conteúdo, clareza e carisma na apresentação.

Processo Seletivo

Serão selecionados 30 finalistas, pelas instituições participantes, para participar de uma etapa de treinamento intensivo, com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica que os preparará para a Semifinal, no Rio de janeiro. A Semifinal, no dia 25 de abril, definirá os 10 finalistas que se apresentarão ao vivo, no Museu do Amanhã. O grande vencedor ganhará as despesas custeadas para participar da Final Internacional, no Festival de Cheltenham, na In
glaterra, entre os dias 4 e 10 de junho.
Para mais informações e condições de participação, acesse a Chamada de Propostas para o FameLab 2018 em www.britishcouncil.org.br/famelab/participe. Dúvidas e outras informações podem ser consultadas pelo e-mail contato@britishcouncil.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *