Dólar Em alta
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,132

Compartilhamento de bicicleta de Vila Velha é o 1º do Brasil a oferecer bikes adaptadas

bike-nova

“As bikes são maravilhosas e é muito importante mais esse passo para inclusão de todos no esporte e lazer”, comentou o deficiente visual que fez a solicitação do modelo por meio de consulta pública, Adriana Mascarenhas, durante o evento desse domingo (30), na Praia de Itaparica. Na ocasião, Adriana recebeu uma placa comemorativa da atual administração municipal pela sua iniciativa.

A Praça do Ciclista foi palco de mais um importante passo do projeto Bike VV. O prefeito de Vila Velha, Max Filho, anunciou a chegada de mais 20 bicicletas, mas dessa vez são bikes adaptadas para atender às pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida. Lideranças e representantes de entidades de inclusão social prestigiaram o evento.

Três modelos de bicicletas adaptadas foram disponibilizados com objetivo de tornar o sistema ainda mais acessível. Agora compõem o sistema os modelos triciclos para duas e três pessoas e a bike tandem (bicicleta dupla para pessoas de baixa visão).

“Vila Velha é uma cidade bonita e gostosa de morar, viver, visitar e temos aqui alguns dos principais e mais visitados monumentos turísticos do Brasil”, comentou Max Filho. “A visão da alma é algo que transcende a percepção física de nossos olhos e estamos hoje inaugurando este sistema de inclusão que foi feito para vocês que também têm esta deficiência visual e mobilidade reduzida. É o primeiro passo e que novos passos sejam dados pela inclusão, pela solidariedade, por uma vida mais fraterna e mais feliz para todos os vilabelenses”.

“Há um planejamento, estudos sendo feitos para colocar novas estações e novas bicicletas em outros pontos ainda este ano”, comentou o secretário Municipal de Administração, Rafael Gumiero.

“É uma satisfação imensa ver esta preocupação da Prefeitura em atender o nosso pedido. Agora podemos trazer os amigos para pedalar no ‘nosso quintal’, comentou Anayde Lins Leal, deficiente visual.

Estações

Com 20 estações localizadas em nove bairros, o Bike VV conta com um total de 200 bicicletas disponíveis. O sistema é gerenciado pela empresa concessionária Tembici. e não gera tipo nenhum de custo para a Prefeitura de Vila Velha, que coordenou todos os estudos para a implantação do projeto por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu) com o apoio do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e da Samp.

Funcionamento

Os modelos triciclos para duas e três pessoas e a bike tandem (bicicleta dupla para pessoas de baixa visão) serão disponibilizados, inicialmente, para operação na Praça do Ciclista, em Itaparica (estação 7). O sistema piloto funcionará aos domingos e feriados, das 8h às 15h (horário da interdição da rua).

Cobrança

Inicialmente, pelo período de experiência, o valor da cobrança será o mesmo já praticado no Bike VV. O usuário precisa ser cadastrado no sistema e portar o cartão do usuário. A forma de pagamento será via cartão de crédito.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas