Dólar Em baixa
5,123
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,123

Como forma de economia, consumidores preferem visitas semanais a supermercados

Sacolas plásticas sendo usadas em caixa de supermercado de VitóriaQual a forma mais econômica de ir as compras de supermercado? Organização. Fazer uma lista e não ir com fome são duas dicas importantes – assim evita comprar o que é desnecessário. Mas o que tem sido prática mais comum e econômica são as compras semanais, aproveitando os dias de promoção oferecidos pelas redes supermercadistas.

A professora Cíntia Ribeiro diz que nos últimos doze meses tem optado por comprar aos poucos e por semana, aproveitando os dias mais baratos em produtos de limpeza e alimentação. “Consigo economizar R$ 200 que seriam gastos mensalmente. É significativo”. A assistente de pendência Ana Paula Oliveira opta por comprar nos fins de semana o principal: arroz, feijão, carne,legumes e verduras. “O restante eu deixo para comprar durante a semana. Consigo economizar em torno de 30% do que eu gastava”.

A dona de casa Letícia Nicole prefere comprar semanal e a depender da necessidade, mas nem sempre foi assim. Como boa parte dos brasileiros, ela foi pega pela recessão e econômica e precisou mudar o hábito. “Eu ainda não tenho essa dimensão de gasto”.

supermercadoJá a empregada doméstica Aiane Almeida opta por comprar mensalmente e aproveitar as promoções do feijão, arroz e macarrão. Já as frutas, verduras e legumes são compradas em outro lugar. “Dessa forma, consigo economizar entre R$ 60 e 80 reais. É uma diferença grande para mim”.

O economista Mário Vasconcelos diz que tudo depende da família e do que ela consome. Mas destaca que não é mais necessário fazer grandes estoques, devido a inflação em queda para alguns produtos. Aproveitar as promoções de carnes e hortifrutti é uma opção, já que alguns locais têm dias específicos para isso. Também indica as compras pequenas e o uso consciente do cartão de crédito.

“Desde que a fatura seja paga na integra, vale a pena. O cartão te leva ao consumo porque você realiza o sonho de pagar daqui a um mês. Isso é psicológico e a mola propulsora para consumir. Quando não consegue pagar, cresce o endividamento. Isso vem acontecendo com as famílias capixabas e ele é um dos grandes vilões”, afirmou.

Compras no débito ou dinheiro podem gerar descontos em alguns locais, o que também pode ser vantajoso. Segundo o economista, o mais importante é fazer um orçamento com os gastos de todos os meses para gerar economia. “Para ter uma boa saúde financeira tem que ser bem organizado. Comece a notar tudo o que você gasta e para onde esta indo o dinheiro. O trabalhador sabe quanto e quando recebe. Mas será que sabe como gasta esse dinheiro? Recebe uma vez por mês, mas gasta nos outros trinta dias. É como um reservatório. Digo que é uma bica e trinta furos. Tem que saber administrar os furos. Vão ter os necessários e urgentes, por isso é importante orçar para fazer reserva”.

Vasconcelos orienta o uso de planilhas para ter controle sobre os gastos. Eles estão disponíveis em aplicativos de celular e sites da internet. “São duas coisas: desejo e necessidade. O desejo pode esperar, mas a necessidade não e entre elas, está a comida”, finalizou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas