Dólar Em alta
4,999
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
4,999

Como a acupuntura pode ajudar quem sofre de lombalgia?

A dor nas costas se tornou uma das maiores justificativas para faltas no trabalho em países industrializados.

Isso só prova como a lombalgia, termo médico para o incômodo sentido na região da lombar, é nociva e pode prejudicar imensamente a vida de qualquer um.

Não à toa, métodos e formas de aliviar a dor estão sendo cada vez mais procurados pela parcela da população que sofre com o problema frequentemente.

Aliada à fisioterapia e ao alongamento constante da coluna, a acupuntura é uma técnica que ganha muito destaque neste tratamento, após os médicos identificarem os motivos que levaram à doença.

Sintomas de lombalgia

Um dos grandes fatores geradores da lombalgia é a falta de exercício físico. Outro é sobrecarregar a coluna com qualquer peso exagerado.

Por outro lado, uma lombalgia crônica pode ser sinal de hérnia de disco, artrose ou até mesmo problemas emocionais – como ansiedade e estresse.

Portanto, deve ser tratada com seriedade. Por isso, o paciente não deve recorrer à automedicação, em especial, de analgésicos, diante de alguns dos sintomas abaixo:

  • Dores persistentes na região da lombar.
  • Incômodo frequente, independente da posição.
  • Câimbras e formigamento nos membros inferiores.
  • Dores nas pernas ou pés.
  • Dificuldade para se abaixar ou realizar outros movimentos simples.

Se houver persistência desses sintomas, o próximo passo é procurar acompanhamento médico para que possa ser feito o diagnóstico correto e descobrir o que está causando a condição.

Após determinada a causa da lombalgia, o paciente poderá buscar o tratamento adequado – como repouso, fisioterapia, pilates e, como mencionado, a acupuntura.

Acupuntura e lombalgia

A acupuntura é uma técnica milenar muito indicada no tratamento de dores localizadas.

A inserção de finas agulhas em pontos específicos do corpo do paciente provoca a liberação de substâncias responsáveis por um efeito relaxante e analgésico. Há vários estudos comprovando a eficácia do método no tratamento da lombalgia.

“A acupuntura é uma opção para pacientes que sofrem de dores lombares e que não se recuperaram com outros tratamentos. Pode ser realizada junto à fisioterapia e ao uso de medicamentos, já que ajuda a relaxar a musculatura, permitindo uma melhor recuperação da dor”, afirma o médico Marcus Yu Bin Pai, especialista em dor pela USP.

Além disso, a técnica também pode ser responsável por diminuir alguns efeitos colaterais da lombalgia – como, por exemplo, limitação de movimentos e ansiedade acentuada.

Outro ponto interessante do método é que, por não ser agressivo, pode também ser aplicado em idosos e gestantes – que são grupos com tendência a lombalgia, seja pela fraqueza na musculatura ou pelo aumento de peso repentino na região abdominal, respectivamente.

Os pacientes não podem esquecer que, assim como qualquer outro tipo de intervenção, é de extrema importância garantir que o procedimento seja realizado por um profissional qualificado.

Mesmo sendo um método não invasivo, se não for feita da maneira apropriada, a acupuntura pode causar danos no corpo do paciente. E até transmitir doenças, se o material utilizado não for propriamente esterilizado. Por isso, é importante ter bastante cuidado na escolha da clínica de acupuntura.

Como a acupuntura pode ajudar quem sofre de lombalgia?
Acupuntura (imagens gratuitas Unsplash)

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas