Dólar Em alta
5,015
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,015

Comissão pede intervenção do TCU em revisão no contrato da BR 101

duplicacao_br101-leonardo_duarte_4A Comissão Externa de Fiscalização da BR 101 solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que determine à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a realização de audiências públicas para garantir participação e controle social na primeira revisão quinquenal do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão no trecho do Espírito Santo.

A comissão, que é coordenada pelo deputado federal Marcus Vicente, solicitou também que indique à ANTT o envio dos termos para exame prévio do TCU, com objetivo de evitar aumentos exorbitantes e ilegalidades nesta revisão quinquenal.

“A comissão decidiu apresentar e votar este requerimento, para que o TCU, através do Relator, Ministro Bruno Dantas, garanta o direito dos usuários da BR 101, que aguardam receber as intervenções previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER), como é o caso das obras de duplicação que, atrasadas, precisarão receber mudança no seu cronograma de execução”, explicou Marcus Vicente.

A Comissão chama a atenção para a circunstância do término da atual legislatura acontecer no momento em que a revisão quinquenal se desenrola, pois inevitavelmente ocorrerá a paralisação do trabalho de fiscalização até que seja constituído um novo colegiado com os parlamentares que tomarão posse em fevereiro. Com tais medidas, acreditam estar garantindo que o processo de revisão quinquenal do contrato de concessão seja feito da melhor maneira, atendendo os termos esperados.

A concessão

A concessão da BR101/ES/BA, que compreende o trecho que vai do entroncamento da BA-698 (acesso a Mucuri) até a divisa entre os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, foi assinada em 17 de abril de 2013 e completou cinco anos. Assim,  está sujeita, conforme previsão normativa da ANTT, à chamada revisão quinquenal do contrato, oportunidade na qual investimentos e serviços inicialmente previstos no PER são ajustados às reais necessidades dos usuários.

No caso desta concessão, espera-se que para além de ajustes específicos, contados na revisão de quaisquer contratos de longo prazo em execução, a revisão quinquenal contemple a mudança do cronograma de obras de duplicação, cujo cumprimento deixou de ser factível. Isso acarretará em uma alteração significativa do PER, quase uma repactuação do contrato.

A Comissão de Fiscalização

A Comissão de Fiscalização Externa da BR 101 é formada pelos deputados federais Marcus Vicente, Lelo Coimbra, Evair de Melo, Helder Salomão, Jorge Silva, Norma Ayub, Givaldo Vieira, Sergio Vidigal, Carlos Manato e Paulo Foletto, funcionando desde 2015. O trabalho da Comissão rendeu duas reduções de tarifas do pedágio, após ação junto ao TCU.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas