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Comércio fechado na copa do mundo gera perdas de R$ 20 milhões por jogo

fechadoA primeira semana de julho será menor para os comerciantes, devido aos jogos da seleção brasileira nas oitavas e quartas de final da Copa da Mundo.  Com esse cenário, a Fecomércio-ES estima prejuízos no setor em torno de R$ 20 milhões para cada dia de jogo.

A justificativa é que no período do mundial os olhares se voltam para o que acontece dentro das quatro linhas. Como os jogos acontecerão em horários comerciais, o que se costuma ver são lojas fechando mais cedo ou ficando um período do dia sem funcionar.

Além disso, há uma queda considerável da movimentação de pessoas no comércio de rua e shoppings. Há quem diga que os dias de jogos do Brasil são considerados como “feriados” e as vendas nesses dias podem corresponder a até um terço de um dia normal.

Em contrapartida, as vésperas do quinto jogo da seleção brasileira, a Fecomércio-ES apresenta também pontos positivos para segmentos específicos como de venda de televisores, de artigos de vestuário e acessórios com motivo de Copa e o de supermercados. Para esses segmentos no Espírito Santo, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estimou um faturamento extra de cerca de R$ 30 milhões decorrente do evento.

No setor de serviços, o segmento de bares e restaurantes também deve responder positivamente, com o aumento na movimentação de pessoas em dias de jogos. As agências de viagens também poderão registrar ganhos por conta da Copa ser em um país muito distante, com o alto custo de viajem. Sendo assim, a expectativa em 2018 está mais baixa.

Para quem tem restaurante, a expectativa é positiva. O Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) estima que o movimento cresça em torno de 15% nos estabelecimentos que optam por transmitir a Copa. Isso é efetivado quando a Copa gera movimentos até em horários que muitos estabelecimentos não abririam, como no caso dos jogos realizados às 9h e às 11h.

“Datas comemorativas e feriados, bem como períodos importantes para o futebol e para outros esportes, geram um movimento extra que ajuda a equilibrar os investimentos feitos pelas empresas, ao longo do ano, sempre no objetivo de oferecer bons produtos e serviços de qualidade aos clientes de bares e restaurantes. E esse movimento acaba se refletindo em aumento das vagas de emprego, principalmente graças às novas formas de contratação criadas pela reforma trabalhista” destaca o Presidente do Sindbares, Rodrigo Miguel Vervloet,

Investimentos

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) Copa do Mundo 2018, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima que, em Vitória, 20,8% das famílias têm a intenção de consumir produtos relacionados na copa deste ano. Desse total, 12% afirmaram que tem interesse em gastar com alimentos e bebidas; 4,6% tem intenção de adquirir televisores; 3,7% celulares e eletrônicos e 0,2% itens de vestuário.

Referente aos gastos, a maior parte dos entrevistados (64,4%) pretende gastar com esses produtos até R$ 100,00. Cerca de 32,3% tem a intenção de dispor de um valor entre R$ 101,00 e R$ 200,00 com a compra desses produtos. Com essa proporção, o valor médio gasto com produtos relacionados a Copa do Mundo por consumidor será em torno de 90 reais. Além da pretensão de consumir e do valor gasto nos produtos, a maioria dos consumidores capixabas prefere realizar suas compras em lojas físicas (89,3%), do que adquirir produtos pela internet. Quanto a forma de pagamento, 87,3% deve comprar parcelado.

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