Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Começa campanha de vacinação contra a gripe. Veja detalhes

vacina-11029 Com a meta de atingir pelo menos 80% do público-alvo, estimado em 683 mil pessoas, começou nesta segunda-feira (15) a campanha de vacinação contra a gripe. Os grupos visados para a imunização devem comparecer aos postos de vacinação até o próximo dia 26.

A campanha deste ano traz como novidade a inclusão de dois novos grupos contemplados com a vacina: mães com até 45 dias após o parto e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (estes devem apresentar laudo médico comprovando indicação para vacina).

Como de costume, também devem ser vacinados os idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade; grávidas em qualquer fase gestacional; profissionais de saúde que lidam diretamente com atendimento à influenza e a população indígena.

A orientação da coordenadora estadual da Imunização, Martina Zanotti, é para que as pessoas incluídas nesses grupos, considerados mais vulneráveis, compareçam aos postos de vacinação. Segundo ela, a vacina é segura e tem uma eficiência de mais de 90%. A dose da vacina é trivalente – protege contra três tipos de vírus, incluindo a Influenza A H1N1.

A coordenadora destaca que a campanha este ano começou mais cedo que no ano passado, realizada em maio, para dar tempo de deixar a população mais protegida para enfrentar o inverno, período de maior circulação do vírus da gripe, em que os casos se tornam mais frequentes. Segundo ela, apesar das pessoas considerarem a gripe uma doença leve, comum, pode haver complicações e até levar à morte.

Para o ‘Dia D’ da vacinação, marcado para o próximo sábado (20), devem ser montados cerca de 1.200 postos de vacinação em todo o Espírito Santo. O trabalho vai envolver uma equipe de 3.500 pessoas.

Campanha contra gripe

Data: 15 a 26 de abril

‘Dia D’: 20 de abril

Público-alvo

– Idosos (60 anos e +): 370.769

– Crianças de seis meses a menores de dois anos: 79.583

– Trabalhadores da saúde que fazem atendimento para a influenza: 59.568

– População indígena: 3.493

– Gestantes: 39.791

– População privada de liberdade: 10.800

– Puérperas (até 45 dias após o parto): 6.541

– Doenças crônicas*: 113.140

– Total: 683.685

* Categorias de risco clínico com indicação da vacina Influenza: pacientes que sofrem de obesidade, diabetes, doença respiratória crônica, transplantados, imunodeprimidos ou doença cardíaca, renal ou hepática vão poder tomar a vacina em qualquer posto de saúde municipal, bastando apresentar um atestado médico.

Meta de cobertura: alcançar 80% por grupo e 80% de homogeneidade em todo o Estado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas