Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Com proximidade do carnaval, Hemocentro móvel intensifica campanha de doação de sangue

Com a chegada do Carnaval, as unidades móveis do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) intensificam as atividades para aumentar a coleta de sangue e cadastrar doadores de medula óssea. Nesta quarta (16), por exemplo, a equipe esteve em Vila Velha, na Praça Duque de Caxias – também conhecida como Praça do Titanic. Foram feitas cerca de 250 doações de sangue. As próximas cidades que receberão a visita do Hemocentro móvel até fevereiro são Anchieta, Afonso Cláudio e Castelo.Segundo a enfermeira e responsável pela unidade móvel, Silvana Souza, as unidades móveis são encaminhadas aos municípios que não têm acesso ao Hemoes, geralmente fora da Grande Vitória. “Na terça-feira, estiveram presentes 68 pessoas, entre aptos e inaptos para a doação. O número adequado é entre 50 e 100 pessoas por dia, pois não temos suporte para receber mais do que isso”, diz Silvana.

O agendamento para as doações é realizado em um calendário aberto, vai de acordo com a demanda, e geralmente recebem pedidos da prefeitura, igrejas e demais órgãos públicos. A enfermeira explica como é feita a avaliação de quem está apto para doar sangue: “Primeiro, avaliamos se a pessoa tem condições/integridade para doar sangue e se este não está contaminado; depois, passa por uma triagem hematológica, em quatro etapas: medimos pressão, temperatura, peso e realizamos um teste de hemoglobina”. O procedimento não excede 15 minutos e, após a doação, fornecem um lanche para o doador.

A equipe que trabalha no ônibus do Hemoes conta com 12 pessoas, entre enfermeiros, médico, técnicos de enfermagem e laboratório, além de voluntários da Associação Capixaba dos Amigos da Medula Óssea (Acamo). O transporte é equipado com oxigênio, respirador e mala de medicamentos lacrada, além disso, um carro com motorista fica a disposição para qualquer eventualidade.

Com apenas 10ml de sangue e os dados pessoais, o doador já está cadastrado em um banco de dados e poderá ser solicitado se algum paciente compatível necessitar. Todo sangue recolhido passa por análises que verificam doenças e anemia. Quanto à capacidade de cadastro para doação de medula óssea, é ilimitada. É recomendado que os doadores tenham entre 16 e 67 anos, pesem mais que 50 kg, não estejam em jejum, repousem pelo menos seis horas na noite anterior, entre outras coisas.

O cozinheiro Walter Alves Moreira, 48, fez sua primeira doação há 10 anos, e esta é a segunda. “Doar sangue faz uma grande diferença na vida das pessoas, mas muita gente tem medo de agulha, ou de sentir dor. Pretendo doar outras vezes daqui algum tempo”, conta o cozinheiro.

O empresário Jakson Sipolatti, 29, reconhece a importância do ato, principalmente, nesta época do ano. “Essa é a segunda vez que eu doo, e pretendo doar com uma regularidade maior. Acho que deveria haver esse tipo de serviço mais vezes ao ano, para conscientizar mais pessoas”. Outros dias e locais que as unidades móveis do Hemocentro estarão presentes. (por Lívia Meneghel)

As datas são provisórias e estão sujeitas a alterações, pois dependem da aprovação da direção do Hemocentro.

Vila Velha

Data: 5 de fevereiro

Horário: 8h às 16h

Local: Parque da Igreja Batista

Anchieta

Data: 6 e 7 de fevereiro

Horário: 8h às 16h

Local: Samarco Mineração

Afonso Cláudio

Data: 20 e 21 de fevereiro

Horário: 8h às 16h

Local: Praça Aderbal Galvão

Castelo
Data: 27 e 28 de fevereiro
Horário: 8h às 16h

Local: A definir

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas