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Cobrança única no pedágio da 3ª ponte é estendida até outubro

terceira ponte - dayana souza (3)A cobrança única na Terceira Ponte foi prorrogada até o dia 15 de outubro. O anuncio foi feito pela Agência de Regulação e Serviços Públicos (Arsp) na tarde desta terça-feira (17). Dessa forma, os motoristas que seguem no sentido Vila Velha x Vitória continuarão pagando uma tarifa em valor de R$ 2. Já quem faz o caminho contrário não paga tarifa.

A cobrança única está valendo desde as 0h do dia 14 de junho e ficou em fase de testes durante 30 dias. Nesse período o governo avaliou que o fluxo de veículos aumentou 0,56% no sentido Capital – ou seja, o reajuste do pedágio de R$1 para R$2 não desestimulou os condutores a trafegarem na via.

No sentido Sul (quem sai de Vitória com destino a Vila Velha), de igual forma, não ocorreu alteração significativa na quantidade de veículos. O monitoramento demonstrou que, excluídos os dias atípicos (em que houve partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Fifa 2018), a quantidade de veículos durante estes trintas dias esteve abaixo da série medida entre os meses de abril de 2017 a março de 2018. Isso se explica, em parte, pela sazonalidade que ocorre no tráfego da Terceira Ponte (historicamente, sempre houve diferença entre os dias da semana, entre as semanas e entre os meses de um mesmo ano). De qualquer forma, a ARSP esclarece que não há qualquer elemento a indicar sobressaltos na quantidade de veículos que trafegaram no sentido sul, nestes últimos trinta dias.

Diante deste cenário, o diretor-geral da ARSP, Júlio Castiglioni, conclui que “não houve desequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e, portanto, não se identificou potencial de impacto tarifário significativo”. Castiglioni ressalva, todavia, que “este monitoramento continuará sendo feito, inclusive, para que eventual variação seja considerada ao tempo do cálculo tarifário que ocorre, todos os anos, no mês de dezembro”.

Congestionamentos
Quanto à segunda questão, relativa à fluidez do tráfego, a SETOP garante que o tamanho das filas foi menor. Porém, a secretaria afirma que o comportamento do tráfego apresentou oscilações que demandam avaliação de uma maior série de dados. Luciene Becacici, subsecretária de Mobilidade Urbana do Estado, esclarece que “a análise inicial recomenda a continuidade da cobrança unidirecional por mais noventa dias, para que se confirme a real melhoria da mobilidade nos acessos da Terceira Ponte, confirmando os resultados da simulação realizada.

A conclusão do Grupo de Trabalho, neste primeiro período de avaliação, é de que a cobrança unidirecional, conquanto não deva ser apresentada como única solução para equacionar problemas de mobilidade na Região Metropolitana, continua sendo uma boa prática operacional, porque não causa impacto tarifário e porque acarreta melhoria na fluidez do tráfego, cujo grau de percepção varia em função do horário em que o usuário trafega na Terceira Ponte e em seu entorno, e também em função do seu destino final.

Diante dessas circunstâncias, ARSP e SETOP decidem por prorrogar a cobrança unidirecional até a meia-noite do dia 15 de outubro de 2018, o que permitirá que as equipes técnicas extraiam uma maior série histórica para aferição dos resultados.

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