Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Clube Saldanha da Gama será doado para implantação de museu

Saldanha da Gama reformado em 2010
Saldanha da Gama reformado em 2010

O Clube de Regatas Saldanha da Gama, no Forte São João, poderá ser cedido ou doado para implantação de um museu. Nesta quinta-feira (25), foi publicado um edital de chamamento de interessados com as regras para o repasse desse imóvel. Para isso, é preciso se manifestar até 20 de fevereiro.

O edital determina a concessão ou doação do imóvel histórico, de 4.031,28 m², com encargo financeiro de R$ 3,5 milhões, desde que a edificação seja restaurada em 10 anos e que seja implantado um equipamento de uso cultural. Assim é preservada a vocação turística e cultural desse prédio.

Os interessados vão poder participar de uma concorrência pública, nos termos da lei orgânica. Caso tenha apenas uma manifestação, será dispensada a concorrência. As instituições que desejam adquirir o clube devem enviar um ofício à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) até o próximo dia 20.

“Após duas tentativas desertas de venda por R$ 5 milhões, estamos em busca de parceiros que desejam transformar o clube em um espaço cultural, desde que possa fazer reformas e repassar um valor menor ao município. Com o recurso dessa operação, investiremos na restauração de outro prédio histórico, o Mercado da Capixaba”, afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

História

Saldanha da Gama reformado em 2010
Construção é parte da história capixaba

O Forte São João foi edificado no período colonial para proteger a cidade dos invasores. A fortaleza teve um papel imprescindível na defesa da capitania, principalmente a partir de 1592, quando o navegador inglês Candish, ameaçava invadir a ilha. Tornou-se símbolo de resistência do povo capixaba em função das duas vitórias sobre os holandeses.

Em 1767, a edificação ganhou peças de artilharia e enormes paredes de pedra que transformaram o Forte em uma figura imponente de defesa territorial. O Clube de Regatas Saldanha da Gama comprou a antiga edificação em 1931. Apesar da prática de esportes ser a sua principal atividade, o Saldanha, a partir da década de 20, passou a investir em festas, concursos e eventos que animavam a elite capixaba.

Passou por muitos reparos e reformas até 1984, quando se tornou um imóvel tombado pelo município. A partir daí, nenhuma obra que descaracterizasse a arquitetura original foi realizada. A muralha do clube é tombada em nível estadual e considerada de interesse de preservação.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas