Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,016

Cinquenta mil testes chegam de China ao ES para testar até assintomáticos

Cinquenta mil testes chegam de China ao ES para testar até assintomáticos
Foto: ©Reuters©

A partir deste fim de semana o Espírito Santo iniciará uma nova fase de testes no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Nas primeiras horas desta quinta-feira (9) chegam da China 50 mil testes. De acordo com o governador Renato Casagrande, a intenção é intensificar a testagem em pessoas assintomáticas.

“Em dois ou três dias teremos 50 mil testes, e vamos testar assintomáticos para fazer mapa de risco no Espírito Santo”, explicou.

O centro de comando e controle da sala de situação instalada no Estado para definir as medidas adotadas em território capixaba para o controle da pandemia, vai usar os testes como base de dados de um mapeamento de municípios, micro e macrorregiões. E deles serão definidas áreas de risco baixo, moderado e extremos, para adoções de medidas menos e mais duras.

“Os testes nos darão base para esse trabalho e também para o caso de aumento dos leitos à medida que o estado for necessitando. Pedi para testar positiva ou negativamente por bairro, para que, assim, as pessoas tomarão mais cuidado pelo bairro. O boletim também será por bairro. Isso orienta as pessoas pelo comportamento do vírus. Infelizmente a maior facilidade de propagação é nos bairros de regiões mais vulneráveis”.

Casagrande explicou, ainda, que com o mapeamento será possível medir a participação do estado, orientando ou determinando medidas. “Numa região ou município onde o risco é leve, podemos dar orientação sobre reduzir interação, mobilidade, distanciamento social, isolar pessoas de risco, em formato de orientação. Em situação extrema vamos determinar”.

O governador comemorou o fato de o ES conseguir superar a média de testagem do Brasil, realizando 581 testes por milhão de habitantes. “O dobro do que o Brasil testa. Não tem teste em espera. O fluxo é grande que permite avanço na testagem e no mapa do ES”.

Cinquenta mil testes chegam de China ao ES para testar até assintomáticos
Foto: Divulgação

Distanciamento seletivo

A partir da próxima segunda-feira (13), os municípios e estados do país que não tiveram ultrapassado o percentual de 50% de ocupação dos serviços de saúde, após a pandemia de coronavírus, podem iniciar uma transição para um formato onde apenas alguns grupos ficam em isolamento. A medida é recomendada desde que haja oferta de leitos e respiradores, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o trabalho de profissionais de saúde e testes de diagnóstico.

A recomendação está no Boletim Epidemiológico Especial sobre Coronavírus, publicado na segunda-feira (6) pelo Ministério da Saúde. Mas não será adotada no Espírito Santo. O governador capixaba questiona a medida e diz que não atende a realidade do Estado.

“O Ministério da Saúde está com base de dados atrasada e a nossa equipe técnica analisou os dados e as projeções que eles estão fazendo não estão dentro da realidade do ES. É preciso que possamos conversar com o Ministério, porque os dados deles não batem com os nossos e não temos segurança para seguir esse caminho”, disse Renato Casagrande. “Estamos trabalhando em sintonia com eles, mas que eles estejam atualizados com os números do ES. Estamos crescendo o numero de contagiados e podemos colocar mais risco a vida das pessoa. Vamos errar pelo excesso para proteger vidas”, acrescentou.

Na avaliação dos sanitaristas que atuam na sala de situação do ES apontam que o pico da pandemia em território capixaba será da segunda quinzena de abril com a tendencia de crescer e se manter assim por mais dois meses. Por isso, o governo acredita que as medidas de isolamento, higiene e contenção de aglomerações deverá ser mantida por tempo ainda indefinido. “Os hábitos deverão ser mantidos por muito, muito tempo. Ainda não temos tratamento e nem vacina”, finalizou

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas