Geralmente, quando vamos fazer o estudo inicial de alguma disciplina, primeiramente procuramos saber do que ela trata, ou seja, qual a finalidade daquela matéria para nossas vidas etc. Dessa forma, você pode estar perguntando-se: “mas, afinal, o que é Física?”. Bem, uma forma simples de responder a essa pergunta seria afirmar que: tudo o que você estudou até agora faz parte da Física, caro aluno. A fim de completarmos essa afirmação, daremos outra simples resposta: “A Física estuda a natureza do Universo.”

A primeira parte da Física Clássica é denominada de Mecânica. Essa é a parte da Física que estuda o movimento dos corpos, ou seja, procura responder a questões como: O que é movimento? Como fazer para alterar o movimento de um corpo? etc. Os objetos de estudo da Mecânica são divididos em cinemáticadinâmica e estática. Nosso objeto de estudo a princípio é a cinemática, que é a parte da Física que estuda o movimento de um corpo sem se preocupar com a causa desse movimento.

Movimento e repouso
O que significa dizer que “um corpo está em movimento”? Em nossas experiências diárias, não vemos dificuldades para responder a essa pergunta. Se encontrarmos, por exemplo, um poste na rua, diremos que ele está em repouso. Mas se encontrarmos uma pessoa andando na rua, diremos que ela está em movimento. Segundo a Física, os conceitos de movimento e repouso são relativos, pois, para tal definição, devemos levar em consideração um referencial. Nesse caso, a definição correta de movimento e repouso é:

Um corpo estará em movimento sempre que mudar de posição, no decorrer do tempo, em relação a um referencial adotado. Estará em repouso sempre que sua posição se mantiver a mesma (constante) no decorrer do tempo em relação ao referencial que foi adotado.

Referencial
Com a finalidade de tornar mais precisa a análise dos movimentos, podemos usar como referencial um sistema de coordenadas cartesianas, que provavelmente você viu nas aulas de Matemática. Adotando o sistema cartesiano, definimos referencial como sendo aquilo que serve de guia ou base.

Ponto material
Vamos considerar um trem de 200 m de comprimento e uma pessoa, ambos atravessando a mesma ponte de 800 m. O tamanho do pedestre é muito pequeno comparado ao comprimento da ponte, portanto, analisando o movimento do pedestre, podemos desprezar seu tamanho, ou seja, suas dimensões, e considerá-lo como um ponto material. Assim sendo, definimos ponto material como sendo todo corpo cujas dimensões podem ser desprezadas em relação às distâncias que envolvem esse corpo.

Móvel – Em Física, dizemos que é um móvel qualquer corpo que muda de posição no decorrer do tempo em relação a um determinado referencial adotado.

Trajetória – Trajetória nada mais é do que a linha formada por todos os pontos ocupados sucessivamente por um móvel. O rastro deixado no céu por um avião representa um caminho, ou seja, representa uma trajetória sendo descrita pelo avião.

Espaço – Espaço é definido com sendo a medida do comprimento da trajetória do corpo em movimento (móvel).

Deslocamento escalar – Deslocamento escalar é a medida da variação do espaço percorrido pelo móvel em um determinado intervalo de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *