Foto_Cine_2 (1)O projeto itinerante Cine Vitória a Minas chegou nesta segunda-feira (11) ao Espírito Santo. Trata-se de uma ação cultural de inclusão social que tem como objetivo promover, por meio do cinema, o entretenimento e a democratização cultural, à população de comunidades de baixa renda, afastada dos grandes centros urbanos.

O Cine Vitória a Minas é um cinema móvel, totalmente gratuito, que conta com a estrutura de um caminhão para alcançar crianças com pouco ou nenhum acesso a esse tipo de atração e de manifestação da arte. Ao chegar ao seu destino, as paredes do caminhão se expandem transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização, poltronas para acomodar até 91 pessoas, por sessão, além de pipoqueira, dispenser para refrigerante e banheiros. Uma infraestrutura completa. Por possuir três sistemas pneumáticos que garantem estabilidade, independência, e agilidade, não há necessidade de obras ou adaptações especiais no local.

O projeto que já passou por 10 municípios de Minas Gerais, chega ao Espírito Santo, na próxima segunda-feira, e percorrerá por mais 4 cidades, começando por Baixo Guandu, onde ficará durante os dias 11 e 12 de junho. Depois seguirá para Fundão, Barra do Riacho e finalizará o ciclo de exibições em João Neiva. Órgãos públicos, escolas e ONGs das regiões auxiliam na escolha dos locais para que o cinema seja acessível a todos. Serão dois dias em cada cidade e cinco sessões diárias, com a exibição de filmes nacionais e internacionais.

Em todos os dias, as quatro primeiras sessões são reservadas para turmas de escolas públicas e a última sessão aberta à comunidade. Para participar os interessados da comunidade devem comparecer ao local do evento com antecedência para retirar os ingressos.

“Nossa intenção é proporcionar acesso a uma sessão completa de cinema gratuitamente e levar a magia do cinema a este público. Queremos sensibilizá-los para a sétima arte, permitindo acesso aos filmes, e proporcionando assim, uma grande ação de democratização cultural”, diz Cristiano Amorim, Coordenador do projeto.

Ao final das 140 exibições, o Cine Vitória à Minas pretende ter atendido 12 mil pessoas diretamente. Por ser um projeto sociocultural e devido ao grande impacto do Cine Vitória à Minas, escolas, ONGs, e Prefeituras são mobilizadas criando todo um círculo positivo de ações e resultados benéficos dentro destas comunidades.

O projeto terá duração de dois meses e é viabilizado pela Lei Rouanet de incentivo fiscal, (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), que permite aos patrocinadores do projeto deduzir até 4% do Imposto de Renda devido, investindo em ações culturais.

Programação

Baixo Gandu – ES – 11 e 12 de junho
Av. 10 de abril, próximo à praça São Pedro.

Fundão – ES – 14 e 15 de junho
Endereço a confirmar

Barra do Riacho (Aracruz) – ES – 14 e 15 de junho
Praça Frutapão ( Rua Ruth de Sousa)

João Neiva – ES – 21 e 22 de junho
Endereço a confirmar

DIA 1

8h00 Procurando Dory (1h40)
10h00 Pets (1h30)
13h30 Moana (1h50)
15h30 Divertidamente (1h35)
19h00 Uma noite no Museu 3 (1h38)

DIA 2

8h00 Meu Malvado favorito 3 (1h36)
10h00 A era do gelo: O big bang (1h40)
13h30 Zootopia – a cidade é o bicho (1h50)
15h30 Festa no Ceu (1h35)
19h00 O diário de um banana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *