Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão

O cigarro está na lista de produtos químicos que mais causam transtornos à saúde. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), indicam que mais de 4 mil substâncias prejudiciais estão presentes na fumaça dos derivados do tabaco. Em 31 de maio, especialistas reforçam a importância das pessoas ficarem livres deste item, por meio do Dia Mundial sem Tabaco.
O câncer de pulmão é uma das principais causas de mortes no País. A doença é dividida em subtipos: carcinoma de pulmão indiferenciado de grandes células, adenocarcinoma, carcinoma epidermoide e o carcinoma de pequenas células. Cerca de 90% dos casos desta doença estão relacionados ao uso do tabaco, sendo que entre os 10% restantes 1/3 está na lista de fumantes passivos.
Perda rápida de peso sem nenhum motivo aparente, tosse (com presença de sangue no escarro), falta de ar, chiado no pulmão e dor no peito são sintomas da doença. Há situações em que o paciente não sente absolutamente nenhum destes sintomas na fase inicial.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce pode ser realizado com o auxílio de exames periódicos. Em casos de suspeitas, o especialista poderá recomendar exames como Raio X simples e/ou tomografias computadorizadas de tórax e, caso indicado, biopsias de lesões suspeitas.
Prevenção
De acordo com Morgana Stelzer Rossi, oncologista da Medquimheo, a melhor opção para evitar a doença é evitar o consumo de tabaco. “Além do câncer, a substância é responsável pelo desenvolvimento de mais de 50 transtornos, entre eles: hipertensão arterial, úlcera no sistema digestivo, infertilidade e até complicações na gravidez”, comenta a oncologista.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas