Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Chuvas não foram suficientes para melhorar situação dos rios do ES

Pedro Permuy – [email protected]

crise_hidrica_divulgacao-148736O Espírito Santo tem visto um cenário de chuvas que acontece há mais de uma semana. No entanto, o volume pluviométrico que atingiu o Estado não foi suficiente para que proporcionasse a recarga dos mananciais capixabas. Dados da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) apontam que a situação mais crítica é no Norte do Espírito Santo.
De acordo com o órgão, não houve quaisquer mudanças na situação dos rios, e, no Norte, a incidência de chuva que foi ainda menor não surtiu efeito na reposição do volume de água do manancial.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a região Grande Vitória contará com chuvas até o próximo dia 4 de julho. Nesse período, o órgão estima que haverá variações com nuvens, temperaturas amenas e chuvas passageiras. O tempo deve continuar nublado e as temperaturas não devem ultrapassar os 25°C.
Já na região Norte, chuva somente em alguns momentos do dia, com reaparições do sol e variações de nuvens até o dia 4 de julho. Nesse intervalo, o tempo deve permanecer nublado com temperaturas de até 25°C. Na região Noroeste do Estado, o cenário é o mesmo, com variações de nuvens e chuvas em alguns momentos do dia. Por lá, a temperatura não deve passar os 24°C.
Na região Nordeste do Espírito Santo, a chuva é prevista em alguns momentos do dia com variações de nuvens, com maior precipitação em regiões litorâneas. A temperatura deve se manter entre 17°C e 26°C. A região Serrana se mantém mais fria, com temperaturas que não devem passar os 18°C, e a previsão é de pouca chuva à medida que a semana vá passando. Na região Sul, as temperaturas não devem ultrapassar os 23°C, e as chuvas devem acontecer só até este dia 1º de julho.
Linhares
A Prefeitura de Linhares anunciou nesta quarta-feira, 29, uma série de ações para enfrentar a crise hídrica que vem se intensificando nos últimos meses na região. Um novo ponto de captação será construído na Lagoa Nova; o leito do Rio Pequeno passará por limpeza para retirada de matéria orgânica acumulada; e a distribuição de água passará por racionamento às quartas-feiras e domingos, a partir de 17 de julho.
Para reforçar o abastecimento da sede do município, um acordo foi firmado entre Prefeitura de Linhares, Ministério Público do Espírito Santo e Samarco Mineração para que a mineradora construa um novo ponto de captação de água. A obra instalará duas bombas de sucção na Lagoa Nova e ligará os equipamentos à estação de tratamento de água do SAAE no bairro Colina por meio de uma adutora de mais de 8 quilômetros. O ponto estará a cerca de três quilômetros da área de banho que fica às margens da ES-248.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas