Marcela Bourguignon

Marcela Bourguignon é chef de cozinha e professora de Comida Nacional da Universidade Vila Velha. Mãe de Laura, é apaixonada por cozinhar para a família.

Foto_SergioCardoso_0748Quem gosta de churrasco conhece sabe dos diversos eventos de carnes que vem acontecendo em todo o Brasil. E agora os capixabas terão uma para de chamar de sua,  com o nome de “Churrascada da Ilha”, criada por quatro amigos especialistas em carnes e diferentes preparos, que se uniram para realizar o maior evento gastronômico para amantes do churrasco no Brasil.

Fernando e Matias Salem, com a expertise do Argento Parrilla, o chef Fabio Mosé, com expertise em carnes e emno “Fogo de Chão”, e Lucas Rigoni conhecido Rigonito Sanduich, onde vende carnes defumadas, feitas no estilo American BBQ  realizam o sonho de colocar a “Churrascada da Ilha” no calendário de eventos do Espírito Santo, para rodar o Estado todo,  com o talento da produção da Booa Produções de Marcio Ribeiro e Mateus Carvalho.

Foto_SergioCardoso_0568O  primeiro acontece na Enseada do Suá, em Vitória, dia 9 de dezembro, onde apresentam o novo conceito de evento gastronômico, uma nova experiência , com muita gastronomia, música e entretenimento, com dez horas de duração. A “Churrascada da Ilha” terá 7 bancadas com duas opções de carnes cada, incluindo bancada kids, com diferentes preparos, onde o público poderá conferir uma experiência diferenciada de gastronomia, e aproveitar o dia com amigos e família.

Terá espaço kids, espaço do vinho, bar tradicional para drinks, espaço da “Princesa Isabel” – cachaça, Picolés e Sorvetes da Chocolateria Brasil, Real Café Reserva servindo seus cafés especiais. Os tipos de carne serão variados, diferentes do que se vê nas churrascarias padrões. Tanto nos tipos de cortes e especialidades. – Assim como algumas carnes demoram mais de 14 horas para assar.

Foto_SergioCardoso_0193Além de muita carne e acompanhamentos deliciosos, recreação infantil, o evento conta com programação musical, com Saulo Simonassi e Dj convidado. As vendas dos ingressos para a 1 edição do evento começa dia 8 de novembro, no site da Blueticket , e By Rock, Jakelaine Jóias,  Meat Pack e Academia Ponto 1 – Praia do Canto.

Curiosidades dos Preparos:

  • Fogo de Chão: (preparado com lenha)
    o    O Cordeiro leva de 06 a 08 horas para estar pronto, e não é marinado como se costuma fazer na cozinha. O mesmo vai ser banhado durante todo o preparo com uma salmoura, para adquirir sabor, deixa-lo crocante e adquirir uma coloração dourada. O cordeiro é virado por 04 vezes até estar finalizado.

o    A Costela Bovina leva de 10 a 12 horas para estar finalizada. Tempera somente com sal grosso. A carne é assada 70% do tempo com os ossos (matambre) virados para o fogo, e os outros 30% do tempo com a gordura virada para p fogo.

  • American BBQ: Carnes Defumadas
    o    Técnica Texana de se fazer churrasco defumado. Neste preparo, as carnes são feitas no PIT (Defumadores), no método LowandSlow. Esse PIT é um equipamento que é montada no chassi de um reboque.

o    Defumação é um processo utilizado para conferir sabor, aroma, cor. O que faz com que o alimento possa ser chamado de defumado são os componentes da fumaça, principalmente aquela produzida pela combustão incompleta da madeira.  Desta forma, a cor e o sabor do produto defumado estão diretamente ligados ao tipo de madeira ou serragem que se usa durante a defumação, sendo que ela deve ser seca, dura, de alta densidade, descascada e não-resinosa.

o   Na defumação, muitas vezes, é utilizado o chamado de “DryRub”, que reuni diversos temperos em pó que são praticamente esfregados na carne, como sal, pimenta, alho em pó, páprica, cominho, cebola em pó, açúcar mascavo. Estes temperos fazem com que a carne, após a defumação, fique escura e é por este motivo que muitos, ao ver as fotos, acham que ela está aparentemente queimada. Mas os temperos não queimam a carne, mas fazem com que ela fique com um sabor D-E-L-I-C-I-O-S-O. Sério, não tem como descrever, só comendo mesmo para saber como é. 

  • Parrilla
    o    é um sistema de grelhas móveis usadas e criadas pelos uruguaios e argentinos para preparar carnes. Esse sistema diferentemente das churrasqueiras tradicionais usadas no Brasil, apenas as brasas quando incandescentes são utilizada para assar as carnes, peixes, frango, ovinos e suínos. 
  • Varal
    o    Monta-se uma estrutura de ferro ou bambu por cima de fogo (costumamos cruzar 2 barras de ferro de construção e fincar no chão, e amarrar em cima) e nesta estrutura amarrar peças menores como animais de pequeno porte como frangos, coelhos, camarão, polvo ou até mesmo frutas como abacaxis, todos a uma altura de 1 metro que possam defumar e cozinhar lentamente, o resultado é sempre incrível. 
  • Foto_SergioCardoso_0162Plancha
    o    A Chapa ou Plancha é uma peça plana de ferro fundido que ira ser colocada em cima do fogo, caso não tenha uma chapa dessa pode utilizar uma frigideira ou panela de ferro fundido e colocar em cima da grelha na churrasqueira.
  • o   Nela cortes mais finos de carne como steaks, chuletas ou t-bones ficam perfeitos, da mesma forma que linguiças, legumes e tubérculos como beterrabas, cenouras e batatas.

Serviço
O valor é de R$30,00 (trinta reais – lote promocional) para entrar. Depois será R$ 40,00.
Na Churrascada da Ilha  será vendida fichas para compra das porções e bebidas.
Crianças e adolescentes de até 14 anos não pagam entrada.
O evento que terá 10 horas de duração, começará às 11h até as 21h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *